Todos gostam de ter amigos, ou pelo menos rostos amigáveis, no trabalho. Eles geram um bom ambiente na hora de almoço e parcerias honestas. Como líder, é natural se preocupar que a amizade no trabalho possa causar distrações. Mas de acordo com pesquisas recentes, ter amigos no trabalho realmente melhora o desempenho dos funcionários, tornando-os mais motivados e concentrados.
Os bons líderes não só incentivam as amizades entre os funcionários, mas também ajudam a facilitar.
Aqui estão quatro maneiras pelas quais os líderes criaram culturas de amizade efetivamente em suas respectivas empresas.
1. Faça da amizade um valor da empresa
Para o CEO da Zappos, Tony Hsieh, a maior prioridade é a cultura da empresa. Construir e manter a cultura começa com o estabelecimento de valores que funcionariam como pilares fundamentais para a empresa. Um desses valores é "integração trabalho-vida". Isso significa ser você mesmo – seja lá quem você for em casa – seja no trabalho também. Quando as pessoas estão confortáveis sendo elas mesmas no trabalho, formam verdadeiras amizades com os colegas.
De acordo com Hsieh, são essas amizades que impulsionaram (e continuam a impulsionar) a paixão dos funcionários e o crescimento da empresa. Leve algum tempo para refletir sobre os valores que definem a cultura da sua organização. Se eles ainda não o fizerem, considere como um ou alguns deles podem, explicitamente ou implicitamente, incentivar relacionamentos saudáveis entre funcionários.
2. Apoiar atividades de construção de equipes
Quando os funcionários são capazes de passar o tempo juntos e ter conversas que não estão relacionadas ao trabalho, eles são capazes de formar vínculos e encontrar pontos comuns que, por sua vez, lhes permitem trabalhar melhor juntos. Por exemplo, no Dropbox em San Francisco, o passatempo do programador Dan Wheeler transformou-se em uma instituição de empresa. Apelidado de "hillcore" é essencialmente uma "crença de que você pode obter um grupo de amigos e colegas de trabalho em conjunto, e subir uma colina". Enquanto as pessoas podem falar ou pensar sobre o trabalho durante a caminhada, esse não é o propósito. Planeje e junte atividades para a equipe pelo menos uma vez por trimestre.
3. Compartilhe amplamente as prioridades da empresa
As empresas de melhores práticas sabem que a camaradagem é mais do que apenas a diversão dos funcionários (o que, é claro, é importante!). Trata-se de alinhar os funcionários em torno de uma visão ou propósito compartilhado. Isso dá aos funcionários uma sensação de que estão todos juntos, tanto quando as coisas estão indo de acordo com o plano quanto quando não são. Uma maneira de estabelecer esse tipo de camaradagem é compartilhando amplamente os objetivos da empresa ou da equipe e encorajando os funcionários a discutirem objetivos uns com os outros, mesmo que eles não trabalhem diretamente juntos. Isso poderia vir na forma de reuniões trimestrais da empresa ou mais reuniões informais semanais ou mensais de almoço.
4. Estabeleça rituais
Os rituais da equipe ou da empresa reúnem as pessoas e promovem a colaboração. Na empresa de design IDEO, isso vem na forma de reuniões de time toda quarta-feira. Alguns anos atrás, quando a liderança da empresa viu que as pessoas estavam exclusivamente focadas em fazer seu próprio trabalho, perceberam que precisavam apoiar comportamentos de colaboração para despertar a criatividade. Agora, todas as quartas-feiras às 15h, soa um sino e todos saem de seus espaços individuais ou de equipe para se reunir na cozinha para o chá e um lanche. Este ritual encoraja as pessoas que normalmente não trabalham juntas para se envolver umas com as outras, aprofundando e fortalecendo seus vínculos com colegas de trabalho.
Dos valores aos rituais, pense em estabelecer as maneiras pelas quais os funcionários podem fortalecer seus vínculos uns com os outros. Por sua vez, isso fortalecerá seu vínculo com sua organização.