A precificação do serviço contábil é um assunto de extrema importância. O contador geralmente sabe como ajudar um empresário a precificar seus serviços mas nem sempre é uma tarefa fácil quando se trata dos próprios serviços.
Para chegar num valor que esteja de acordo não somente no mercado mas que também seja atratativo para o cliente, é necessário fazer uma média entre o valor que seus concorrentes estão ofertando e que tipo de serviços eles podem oferecer.
Vale lembrar que nem sempre o valor mais baixo é a melhor solução para se "diferenciar" no mercado. Procure por algo que agregue valor ao seu trabalho, como por exemplo, investir em estratégias de marketing que de fato ajudam com que você se diferencie, se posicionando no mercado de maneira singular e assim pode cobrar por um preço específico.
Considere na hora de precificar pontos como:
- O tempo e custo de sua hora de trabalho
- Qual a sua margem de lucro atual
- Anos de experiência
- Estrutura
- Localização do seu escritório
Algo que poucas pessoas falam mas vale ser lembrado é a diferença entre preço e valor. Precificar é somente estipular um preço, mas você sabe como apresentar valor ao seu cliente? O valor do seu serviço, geralmente é o que mais diferencia na contratação do trabalho contábil.
O valor não está diretamente relacionado ao preço, mas sim com o que você oferece a mais para seu cliente, o que faz com que ele fique ainda mais satisfeito com o seu serviço, por ser algo mais completo. Existem maneiras que você pode mostrar isso a ele, por exemplo:
-Contabilidade Consultiva: Ofereça soluções que otimizam os resultados de seus clientes.
-Atendimento Personalizado: Faça com que seu cliente sinta que seus interesses são prioridades.
- Canal de Relacionamento: Responda as dúvidas de forma ágil e eficiente, garantindo uma boa comunicação.
-Escritório Segmentado: Segmente um nicho. Assim você pode atender clientes que tenham um interesse em comum e necessidades mais específicas.
Portanto, saiba como apresentar valor para o seu cliente, assim o preço será apenas uma consequência do que você entregar.