x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 317

VENDA DE IMOVEL - IRPF 2024

Junior

Junior

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 4 semanas Sexta-Feira | 12 abril 2024 | 16:45

Boa tarde,
Estou com duvida de como declarar a venda de um imóvel no imposto de renda.  
O imóvel era um apartamento declarado por 15.300,00 e foi vendido por 35.000,00, até onde sei estes valores não geram ganho de capital, então para declarar a venda basta informar os dados do comprador na descrição do bem e deixar o valor zerado em 31/12/202X igual a venda de um automóvel por exemplo?

Herbert

Herbert

Prata DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 4 semanas Sexta-Feira | 12 abril 2024 | 18:17

Olá, Junior

Se o valor da venda foi maior que a compra, com certeza há ganho de capital. Acontece que a nova regra é que há Isenção pela venda de único imóvel por até R$ 440 mil.
Na ficha de “Bens e Direitos”, informar os detalhes da venda no campo discriminação, tais como dados do comprador, data e valor da venda, forma do pagamento (à vista ou a prazo), e zerar o campo situação em 31/12/2023.

Fonte:
G1 - Imposto de Renda 2024: como declarar a venda de imóveis

Kleber

Kleber

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Funcional
há 2 semanas Domingo | 28 abril 2024 | 00:54

Olá,

Em 2023 um carro de herança do meu falecido sogro ficou para minha sogra, a filha dele (minha esposa) e meu cunhado. Meu cunhado pediu pra ficar com o carro e pagou para a irmã dele a metade do valor de tabela (já que minha sogra não quis a parte dela) e fizeram um termo de renúncia em cartório ainda em 2023 e todos demais trâmites de transferência. Como declarar esta situação passo a passo na declaração do IRPF?

Jussara Alves

Jussara Alves

Bronze DIVISÃO 4, Controller
há 6 dias Quarta-Feira | 8 maio 2024 | 23:17


Boa noite

Pela primeira vez vendi um imóvel e agora estou com algumas dúvidas ref ao possível imposto. O imóvel foi adquirido por meio de financiamento bancário no segundo semestre de 2011 pelo valor de 190.000,00 . Fui pagando as parcelas e amortizando até que em 2021 ele foi quitado. Então fiquei com o saldo final do imóvel de R$ 222.847,92.

O imóvel foi vendido em 2023 sendo que recebi parte do valor em novembro (entrada) e a outra parte no inicio de dezembro (foi financiado pelo comprador) no valor de 280.000,00

Deste valor utilizei quase 187.000,00 mas somente agora em abril (2024) como entrada no financiamento de um terreno. 
O restante do valor está guardado para utilizar na construção. 

Minhas dúvidas:
1) sei que devo lançar no GCAP 2023 (data que ocorreu a venda ) Na aba aquisição devo lançar os valores pagos em cada ano (conforme financiamento ) ou faço um lançamento único no valor total?
Neste caso considero entao qual data ? (aquisição do financiamento ou quitação do imóvel ?

2) na aba alienação informo que foi a prazo (recebi a entrada no ato da assinatura junto ao banco e depois de 30 dias o valor financiado pelo banco) neste caso que data devo colocar como data da alienação?

3) outra dúvida muito importante .: faço a declaração separada do meu esposo e este imóvel consta na minha declaração (era a principal no financiamento). Na declaração dele consta o financiamento de um outro imóvel desde 2020 (ele é o financiador principal).
Neste caso entra o critério de venda de imóvel único no valor de até R$440.000 para isenção?
Grata





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.