x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 62

Fator R - Simples Nacional

ANDRESSA ALVES VICENTE

Andressa Alves Vicente

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Tributário
há 1 semana Quinta-Feira | 25 abril 2024 | 09:39

Olá, bom dia!

Me deparei com uma situação. Um novo cliente (veio de uma contabilidade virtual), me pediu para regularizar a empresa.

Ao verificar o PGDAS, constatei que foi entregue com o valor preenchido em folha de salários como R$ 10,00 no entanto, essa empresa não possuía funcionários e a única movimentação que teve no ano foi a emissão de uma única nota fiscal.  

Pergunto, essa prática que fizeram para a redução do imposto a pagar do meu cliente, a receita conseguirá constatar? Devo retificar e informar corretamente como 0 na folha de salários para cálculo do imposto e gerar uma nova guia? Uma vez que a empresa não teve sequer a retirada de pró-labore desde sua abertura. 

A diferença é considerável, pois ao invés de pagar 15,5% pagou os 6% por se enquadrar no anexo III. Mas não me sinto confortável em não repassar essa situação ao cliente. 

Alguém pode me orientar? Para cálculo do fator R seria somente o custo com funcionários e pró-labore, estou correta? 

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 semana Sexta-Feira | 26 abril 2024 | 19:07

boa noite
Pergunta; Alguém pode me orientar? Para cálculo do fator R seria somente o custo com funcionários e pró-labore, estou correta? Resposta; sim incluindo encargos sociais 

Qaunto a informação errada no DAS para assim reduzir o imposto indevidamente, passa a situação para o proprietário as diferenças apuradas e sanções possiveis caso seja descoberto, se ele resolver que vai correr o risco mande assinar um termo que você avisou etc..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.