x

Novo Simples Nacional aumenta a carga tributária de alguns setores

A maioria dos novos setores de serviços foram enquadrados em um novo grupo, o Anexo VI, que prevê alíquotas entre 16,93% e 22,45%.

30/09/2014 08:21

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Novo Simples Nacional aumenta a carga tributária de alguns setores

As primeiras regulamentações do Simples Nacional, ou Supersimples, já saíram, esclarecendo quais serão os impactos para os novos setores que poderão aderir ao sistema que simplifica o recolhimento de tributos. É chegada a hora de avaliar de fato os benefícios ou não da nova regulamentação.

O Simples Nacional é um regime simplificado de pagamento de tributos que beneficia as micros e pequenas empresas. Além da limitação de faturamento para participar do Super Simples era fundamental que a atividade da empresa possibilitasse, e é esse quadro que foi alterado. Com o novo Simples Nacional as empresas terão que recolher apenas um tributo e o critério para inscrição passou da exigência das atividades para o valor do recolhimento anual de cada ramo.

As cargas tributárias podem até dobrar para algumas empresas, isso porque a maioria dos novos setores de serviços foram enquadrados em um novo grupo que prevê alíquotas entre 16,93% e 22,45%. Assim, a nova tabela não é tão interessante, reforçando a necessidade de um novo planejamento tributário, para assegurar que terá redução no pagamento dos impostos.

Para a maioria dos nossos clientes, que são médicos, por exemplo, a melhor alternativa é continuar no Lucro Presumido, porque a tributação será menor do que no Supersimples. Outras empresas devem avaliar o que é melhor, mas deve-se levar em consideração que se de um lado há a simplificação dos processos, por outro poderá ter carga tributária maior.

Além da medicina, outros setores como a medicina veterinária, laboratórios, enfermagem, odontologia, psicologia, psicanálise, terapia ocupacional, acupuntura, podologia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia, advocacia, arquitetura, engenharia, jornalismo e publicidade, entre outras podem ser enquadrados no novo Supersimples.

José Eduardo

Fonte: Administradores 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.