Uma empresa é feita pelos profissionais que nela atuam e, por isso, a contratação é um momento importante que deve ser feito com cuidado. Elencar as características que você considera importantes em um colaborador é o primeiro passo no caminho das contratações. Mas além da primeira impressão, vale mostrar a seu time os valores que você procura e auxiliá-lo no crescimento profissional.
Para o contador, formação e registro profissional são importantes e experiência prévia é sempre bem-vinda. Outros cargos vão exigir outras características de acordo com a função. Mas você sabe quais aspectos vão ser positivos para todos os funcionários e, consequentemente, para o seu escritório? Confira neste post as três dicas que separamos para você ter um time de sucesso!
Para contratar, versatilidade é fundamental
Um profissional que tenha jogo de cintura e consiga atuar em diferentes situações é uma grande vantagem, tanto para o contador como para qualquer outro cargo. Saber negociar, estar aberto a entender outras perspectivas e buscar conhecimento diariamente é fundamental em um mundo que se transforma a cada dia. Então busque pessoas que se mostrem dispostas a aprender com o trabalho, expandir os horizontes e enfrentar diversas situações e variadas responsabilidades.
A versatilidade também permite que os funcionários possam ser valorizados ao longo do tempo, dando a oportunidade de crescimento dentro da empresa. Valorizar essa característica pode ser uma forma de também motivá-los a serem dinâmicos e buscarem conhecimento.
É necessário ética e responsabilidade
O contador lida com a área financeira, econômica e patrimonial de terceiros, o que é uma grande responsabilidade. Por isso, ser uma pessoa responsável, honesta e ética é muito importante, não só na área de contabilidade, mas para qualquer empresa. Quando um cliente contrata o serviço de contabilidade, ele confia ao contador que suas finanças estarão em dia e regularizadas, e é o dever do contador que assim seja feito. Certifique-se do caráter do profissional, peça referências e faça os testes que considerar necessários.
No caso de profissionais que ocupam outros cargos, a responsabilidade e a ética também são importantes, pois essas pessoas vão lidar com documentos de terceiros. Caso você sinta que seu time precisa melhorar nesses quesitos, promova ações, como palestras, oficinas e treinamentos sobre a importância da ética no trabalho. Você só tem a ganhar.
Organização e planejamento são essenciais
São duas características essenciais. Pelo próprio trabalho e empenho que a profissão exige por lidar com números, a organização e o planejamento do trabalho a ser feito vão evitar que erros sejam cometidos. E falhas sempre devem ser evitadas para garantir a credibilidade de sua empresa e a satisfação de seus clientes. Isso vale para todos, já que o trabalho é coletivo e todas as funções são importantes.
Por isso, além de buscar pessoas organizadas na hora de contratar, incentive seu time a aprimorar a característica. Os benefícios serão para todos, pois pessoas organizadas em geral possuem um maior desempenho no trabalho e têm controle de seu tempo e espaço, sendo, portanto, mais funcionais.
As características citadas são universais, mas infelizmente não abrangem todas as pessoas. Garantir que seu escritório faça um trabalho sério e responsável é essencial para dar credibilidade ao trabalho de seu time e atrair mais clientes.
Fonte: Sage