A iniciativa ainda é recente. No mercado desde 1989, a NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, de Belo Horizonte, iniciou em 2011 um processo de abertura para franqueados. Também apostando nesse nicho ainda pouco conhecido no País, a CSL Assessoria Contábil, de São Paulo, com 20 anos de existência, começou a operar com franquias em março.
A meta da CLS é expandir sua marca implantando um modelo de franquia diferenciado. O negócio não exige pagamento de taxa de royalties ou de instalação. Em contrapartida, o franqueado terá que atuar como uma espécie de captador de clientes para o franqueador. A cada dois clientes captados pelo franqueado, um será seu e outro deverá ser repassado ao franqueador (que prestará os serviços e ficará com todo o faturamento referente e esse trabalho).
Para começar, é necessário ter dois clientes e mais dois para indicar à matriz - mas a apresentação de clientes pode ser negociada caso a caso. Na medida em que o franqueado tiver segurança para tocar o negócio, o que leva de seis meses a um ano, segundo o franqueador, ele poderá se desvincular da matriz, optando ou não por continuar com a bandeira da empresa. Os candidatos a franqueado precisam obrigatoriamente ser técnicos em contabilidade ou graduados na área.
O empresário Claudionei Santa Lucia, da CSL, afirma que na maioria das vezes os escritórios começam "tímidos", operando em poucas frentes, o que faz com que percam clientes. Um problema que ele acredita ser minimizado com a estrutura oferecida pelo franqueador. "Dentro do site da CSL existe um acervo com todo o histórico da empresa e material de consulta, além do serviço de atendimento telefônico", explica.
Franqueado da CSL desde maio de 2012, Fábio Cornélio, de Parnaíba (PI), conta que escolheu o modelo por considerar decisivo obter conhecimento diretamente de quem já possui experiência. "Busquei neles o capital intelectual que eu não tinha por ser recém-formado", diz. Hoje, o contador concilia o trabalho em uma indústria com o negócio próprio. "Meu objetivo, para daqui a alguns anos, é viver apenas da contabilidade", afirma.
Como não há investimento inicial, o franqueador afirma que o retorno se dá a partir do momento em que o franqueado conquista os primeiros clientes. "Se o profissional começar a trabalhar em casa, tem 30% de gasto e 70% de lucro", promete Claudionei.
Claudeir Silveira, de Campinas (SP), diz que conheceu o modelo da CSL pela internet, em março. Em abril, começou o contato com a empresa e, dois meses depois, abriu seu escritório com três clientes. "Mesmo sem nenhum cliente, procurei a rede. Conversei com o seu idealizador, que acabou se tornando um amigo, e na hora de assinar o contrato já tinha três clientes fechados", explica.
Para ele, a estrutura da CSL foi o agente motivador da escolha. "Não tinha muita experiência. Não sabia nem quanto cobrar dos clientes. Com a franquia, posso ligar no help desk a qualquer momento que surgirem dúvidas", explica.
CSL em números
Setor: Serviços financeiros
Resumo do negócio: atividade de contabilidade e consultoria
Número de unidades: 4
Unidades próprias: 1
Unidades franqueadas: 3
Faturamento mensal médio: não informado
Taxa de franquia: zero
Taxa de royalties: zero
Taxa de propaganda: zero
Capital para instalação: R$ 1,5 mil
Capital de giro: R$ 1 mil
Prazo de retorno estimado: 30 dias
Principais concorrentes: NTW
Fonte: Terra - Empreendedorismo