O Exame de Suficiência da classe contábil será aplicado no dia 23 de setembro de 2012, das 8h30 às 12h30, em todo o País. Há menos de 15 dias para a aplicação da prova, o que os bacharéis em Ciências Contábeis e os técnicos em Contabilidade devem estudar? Como otimizar o processo de estudo para um lapso de tempo tão curto?
O conselheiro da Câmara Técnica do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Jádson Gonçalves Ricarte, explica que o primeiro passo é definir todo o conteúdo a ser estudado. “Esse é um dos quesitos para se atingir um resultado positivo na prova”, comenta. “Montar uma estratégia de estudo é ideal não só para estudar bem, mas sim para estudar de forma útil, aproveitando, ao máximo, todos os esforços”.
Segundo o conselheiro, o ideal é separar os temas por blocos, como “Contabilidade de Custos”; “Matemática Financeira”; “Legislação e Ética Profissional”; “Língua Portuguesa”, entre outros. “Todos os temas que constam no edital devem ser estudados. Contudo, como o tempo é escasso, uma dica que pode ser bem proveitosa é avaliar as questões dos últimos exames. Além disso, é importante consultar os sites oficiais, como o do CFC e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC. Ambos sempre dispõem de todas as novidades acerca dos pronunciamentos e normas contábeis”.
É imprescindível estudar em um local silencioso, sem interferência de pessoas ou qualquer meio de comunicação. “Pode ser uma biblioteca ou um determinando ambiente da casa. É importante que o lugar escolhido seja isolado, arejado, tranquilo, bem iluminado, limpo, confortável e organizado. Além disso, é importante se alimentar bem antes da jornada de estudo diário”, afirma Ricarte.
Na opinião do conselheiro do CFC, a prática é a melhor forma de reter conhecimento, “portanto é fundamental fazer exercícios complementares, mesmo quando estiver estudando teoria”, finaliza.
A aprovação no Exame de Suficiência é requisito para a obtenção ou o restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme estabelecido pela Lei n.° 12.249/2010.
Provas
As avaliações, tanto para os técnicos em Contabilidade, quanto para os bacharéis em Ciências Contábeis, serão compostas, cada uma, por 50 questões objetivas, valendo um ponto cada, abrangendo os seguintes assuntos:
- Prova para técnicos em Contabilidade: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Noções de Direito; Matemática Financeira; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Língua Portuguesa Aplicada.
- Prova para bacharéis em Ciências Contábeis: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Noções de Direito; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Controladoria; Língua Portuguesa Aplicada.
O detalhamento do conteúdo programático das provas constará nos sites da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC, do Conselho Federal de Contabilidade - CFC e dos Conselhos Regionais de Contabilidade - CRCs. Somente serão exigidas as legislações, normas e resoluções editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, em vigência de até 90 dias antes da aplicação das provas. Será aprovado o candidato que acertar, no mínimo, 50% do total das questões.
Fonte: Revista INCorporativa Online