x

Mudanças históricas no mercado de crédito brasileiro

Redução da taxa básica de juros promove intensas repercussões no mercado de crédito brasileiro, e agora o alvo dos bancos são as tarifas.

09/11/2012 10:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mudanças históricas no mercado de crédito brasileiro

No ranking, o Brasil ocupa o 5º lugar entre os países com a taxa básica de juros mais alta do mundo. Como o apelo da Dilma aos banqueiros para a redução das taxas de juros não foi atendido, o Planalto iniciou uma forte pressão para que o Banco do Brasil cortasse os juros a fim de estimular o consumo.

Com a intervenção do Planalto no mercado de crédito o Banco do Brasil e a Caixa Econômica iniciaram uma série de cortes de juros em diversos produtos como empréstimos, financiamentos entre outros. Com isso iniciou uma série de mudanças no setor, a mudança do sistema de rendimento da poupança que foi benéfico para todos já que possibilitou que o governo continue baixando os juros sem influenciar os investidores a migrarem para a poupança e deixarem de investir em títulos públicos. Além disso, o pontapé iniciado pelos bancos públicos resultou na promoção da competitividade entre as entidades, assim os bancos públicos e privados começaram uma disputa entre quais iriam fornecer menores juros e condições para o consumidor.

O governo continua na linha de manter o estímulo ao consumo. Ontem o COPOM (Comitê de Política Monetária) anunciou a queda da taxa básica de juros em 0,25 pontos percentuais.

- Pergunta: o que essa história influencia na decisão do corte das tarifas?

Simples, apesar do corte de juros estimular a competitividade e adicionar novas carteiras de clientes para as entidades, estas começaram a aumentar o valor das tarifas cobradas pelos serviços para suprir a queda na receita ocasionada pelo percentual de juros reduzido.

Agora o governo utiliza novamente de uma instituição para iniciar uma nova competição: a redução no valor das tarifas. O Banco do Brasil anunciou um corte de até 34% no valor das tarifas de sete pacotes de serviços. A Caixa Econômica também irá anunciar a redução nos próximos dias.  Dessa forma estas duas instituições começam mais uma vez uma competição no mercado de crédito o que beneficia o consumidor. Segundo o Banco do Brasil a receita relativa a esta redução será compensada em escala através do aumento da carteira de clientes que irão procurar as entidades a fim de obter menores tarifas e menores taxas de juros.

Uma dica ao consumidor: fique atento aos pacotes de serviços disponíveis em sua agência e faça uma boa escolha de acordo com o seu perfil.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.