x

Conheça as vantagens de fazer negócios com pequenas empresas.

Vender para micro e pequenas empresas é garantia de bons negócios e, principalmente, pontualidade nos pagamentos.

14/02/2013 08:48

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conheça as vantagens de fazer negócios com pequenas empresas.

No Brasil, as micro e pequenas empresas já representam 99,1% do total dos negócios, segundo dados do Sebrae. É cada vez maior a presença de micro e pequenas empresas nos mais variados ramos de negócios.

As novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis e, máquinas e equipamentos de grande porte foram sendo gradualmente substituídos por modelos mais compactos e baratos, permitindo a criação de negócios em áreas que até bem pouco tempo eram dominadas por grandes empresas.

Num universo tão grande de empresas, seria perfeitamente natural que a inadimplência dessa turma fosse enorme, não é mesmo? Ledo engando. O último levantamento efetuado pelo Serasa Experian constatou que a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu 95,40% em 2012. Ou seja, a cada 1.000 pagamentos realizados aos seus credores 954 foram quitados à vista ou com atraso máximo de 7 dias.

Na área em que atuo (contábil) não é diferente. A maioria dos clientes é formada por micro e pequenas empresas e o índice de inadimplência deve ficar bem próximo à média nacional, sendo que os casos mais críticos são daquelas empresas que estão próximas da falência, ou dos casos em que demoramos um pouco a perceber que a empresa faz parte daqueles 5% restantes.

É claro que, individualmente, o índice de inadimplência de cada empresa está diretamente atrelado à análise de limite de crédito a ser oferecido ao cliente, como também à consulta aos serviços de proteção ao crédito. Ou seja, empresas do mesmo ramo podem conviver com índices de inadimplência totalmente diferentes, dependendo da forma com fazem a avaliação do crédito e aprovam o limite de compras.

Quem vende ou presta serviços às pequenas empresas tem outras vantagens, além da comprovada pontualidade nos pagamentos, como por exemplo:

  • Melhores margens de lucros;
  • Negociação mais ágil (diretamente com o dono do negócio);
  • Maior fidelidade;
  • Menos burocracia;
  • Maior flexibilidade para solucionar pequenos problemas no pedido;
  • Menor risco em caso de calote (vendas pulverizadas)

O objetivo deste artigo é somente demonstrar as vantagens de se negociar com pequenas empresas, sem menosprezar os muitos benefícios que um grande cliente pode trazer a um pequeno negócio: alavancando o crescimento de forma rápida e significativa.

Por outro lado, um grande cliente pode ser sinônimo de eterna preocupação, principalmente quando este representa uma fatia expressiva do faturamento de uma pequena empresa. Ou seja, em muitos casos, a perda de um grande cliente pode ser fatal para continuidade dos negócios, portanto, a prudência recomenda também a fixação de um limite, mas nesse caso, baseado na capacidade operacional e financeira da pequena empresa.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.