x

Manifestações populares no Brasil

O primeiro passo para a solução da corrupção nas contas públicas e melhoria da educação, saúde e segurança se dá pela imediata exoneração de todos os políticos nos Tribunais de Contas...

28/06/2013 13:28

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Manifestações populares no Brasil

O primeiro passo para a solução da corrupção nas contas públicas e melhoria da educação, saúde e segurança se dá pela imediata exoneração de todos os políticos nos Tribunais de Contas, para se iniciar no Brasil os procedimentos primários da ética e moralização das contas públicas.

Os Tribunais de Contas não podem ter membros políticos ou ex-políticos, e sim, Contadores, Economistas, Administradores, Advogados entre outros, desde que independentes, éticos e contratados por concurso público onde seja exigido conhecimentos avançados de contabilidade pública e direito administrativo. A presidência e demais cargos de direção dos Tribunais de Contas devem ser eleitos por votação exclusiva dos membros do Tribunal, e sem interferência de partidos políticos, do poder legislativo e do executivo. Isto é uma questão de lógica basilar; como exemplo a segurança do galinheiro não poder ser da raposa. Um presidiário fazendo a segurança do presídio é mais do que um ato profano, é uma pura e imoral sacanagem, tal qual político aprovando a prestação de contas de político. 

E como cidadão brasileiro desejo que a presidenta e os governadores prestem atenção ao povo, ajam e sejam politizados, e deem este primeiro passo rumo a democracia e controle do poder e contas públicas, prestigiando uma ética equitativa dos poderes, pela necessidade vital de que os membros dos Tribunais de Contas fiquem equidistantes de políticos.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.