x

Gorjeta: Não-incidência de Tributos

Restituição dos valores pagos a título de Gorjeta pelos Bares e Restaurantes.

11/07/2013 17:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Gorjeta: Não-incidência de Tributos

A “gorjeta” é o pagamento facultativo de 10% do valor gasto dentro de algum bar ou restaurante que se paga separadamente ao garçom pelo serviço prestado, com objetivo de expressar a satisfação pelo bom tratamento recebido naquele estabelecimento comercial.

Ocorre que os valores recebidos a título de gorjeta ostentam natureza eminentemente remuneratória, materializando valores nos quais são obrigados, por lei, a repassarem INTEGRALMENTE a seus funcionários.

Nesse contexto tais estabelecimentos atuam como meros intermediadores, pois os valores recebidos a título de gorjeta não correspondem um acréscimo patrimonial aos bares e restaurantes, pelo simples fato de ser obrigada a realizar o rateio destes valores aos seus empregados sem, no entanto, guardar nada para si.

Diante deste cenário todos estabelecimentos comerciais, em especial, os bares e restaurantes, que pagaram tributos sobre a gorjeta poderão requerer - MEDIANTE AÇÃO JUDICIAL - a devolução dos valores pagos nos últimos cinco anos acrescidos de juros e correção monetária, pois sobre a Gorjeta não pode haver incidência dos seguintes tributos: IRPJ, PIS/Cofins, CSLL, ISS e ICMS.

Atenciosamente,

A. Fausto Soares - Advogados


Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.