x

De Luca Pacioli a Big Four - O que nos inspira?

Uma busca por grandes nomes e grandes empresas que inspiram os profissionais de contabilidade.

25/09/2013 10:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
De Luca Pacioli a Big Four - O que nos inspira?

Em todas as áreas profissionais temos os grandes mestres que nos servem de exemplo e inspiração. Todo profissional tem como referência em seu horizonte um nome importante a seguir. Um arquiteto provavelmente se espelhará no Oscar Niemeyer; um TI, no Mark Zuckerberg; um operador de bolsa, no Warren Buffett; um pequeno empreendedor, no Eike Batista; (se bem que hoje em dia este último...). Mas e nós contadores, a quem teríamos como grande exemplo? Certamente nomes para esta resposta não faltarão.

Dentre os brasileiros poderíamos citar tantos... desde Carlos de Carvalho e Horácio Berlinck, os primeiros autores brasileiros que se dedicaram ao ensino da contabilidade quando esta ainda não era uma ciência independente, passando por Stephen Kanitz criador do modelo de análise de risco conhecido como Termômetro de Kanitz, até o criador da filosofia Neopatrimonialista o Doutor Antônio Lopes de Sá.

Outro grande nome de inspiração: João Lyra Tavares, patrono da contabilidade brasileira, criador do dia do contabilista, atuou na política, foi historiador e economista, eleito senador em 1915 onde ressaltou os benefícios do reconhecimento da classe contábil á sociedade brasileira. Atualmente empresta seu nome a Medalha de Mérito Contábil instituída pela Resolução CFC nº 440 de 1976.

Dos estrangeiros vamos desde Luca Pacioli, principal divulgador do método das partidas dobradas, passamos por outro italiano Antonio Tonzig, dono da máxima "Administração e Contabilidade são inseparáveis" até os ingleses Samuel Price e William Cooper que iniciaram o que hoje é chamado de PricewaterhouseCoopers, uma das quatro maiores empresas de prestação de serviços profissionais no mundo.

Quando planejamos abrir uma empresa, por menor que ela seja, é a mesma coisa, sempre tomamos outras maiores como exemplo. Considerando que ter seu próprio escritório seja um desejo em comum dos profissionais de contabilidade, não resta dúvida que o melhor exemplo a seguir é uma das, se não todas, BIG FOUR.

Big Four é um termo usado para nomear o grupo das quatro maiores empresas no ramo contábil do mundo. PricewaterhouseCoopers, Deloitte Touche Tohmatsu, KPMG e Ernst & Young. Estas empresas são tão fortes que suas atuações no mercado têm grande influência quando determinada empresa é ou não é tomadora de seus serviços. Com diversos processos de fusão com empresas menores, as Big Four apresentam um constante crescimento que as distanciam cada vez mais de outras empresas, consolidando-se como líderes mundiais no setor e restringindo o acesso de outras empresas ao grupo das maiores.

Como pode ser observado, a área contábil pode ser muito inspiradora, não só no que tange ao pessoal como profissional e também no meio empresarial. Dos antigos autores, mestres e professores aos contemporâneos como José Carlos Marion, Osni Moura Ribeiro, Clóvis Luiz Padoveze, entre tantos outros (não dá pra citar todos).

De certo que nossas inspirações fazem de nós hoje uma crescente no mercado e, portanto, nosso espaço se define cada dia mais.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.