O cliente satisfeito com o serviço ou produto oferecido pelo fornecedor é aquele que percebe valor naquilo que está comprando e considera que o preço a ser pago é justo.
O empresário contábil, graduado e habilidoso na lida com a organização dos números, poucas vezes possui conhecimentos de marketing para atribuir e propagar o “valor” existente nos serviços para obter o reconhecimento dos seus clientes. O valor a que me refiro não é o preço, mas os diferenciais que poderão conquistar o cliente e incentivá-lo a pagar um preço melhor.
É comum observar clientes de empresas contábeis que não reconhecem qualquer valor nos serviços recebidos e utilizam jargões com o intuito de desvalorizar os serviços e, consequentemente, pagar preços irrisórios. Veja abaixo algumas frases que parecem ditas somente para a sua empresa, mas comumente são mesmas em qualquer parte do Brasil.
- Esse serviço é só o seu escritório que cobra;
- Você vai cobrar este cafezinho que está me oferecendo?
- O seu honorário é o mais caro da cidade;
- Qualquer coisa que você faz quer cobrar à parte;
- Este valor é um absurdo, pois para fazer basta dar apenas um clique;
- Nunca pedi nada e a primeira vez que solicito algo já querem cobrar à parte;
- O que vocês fazem é apenas enviar os impostos e cobrar o honorário;
- O meu contador nunca disse que era necessário emitir nota de todas as vendas;
- Só fiz assim porque foi orientação do meu contador.
Infelizmente nem sempre temos as respostas adequadas e não ofensivas. Necessitamos buscar conhecimentos, não só na habilidade de tratar os números, mas também para o bom relacionamento com os clientes.
Agora que sabemos que isto acontece com as demais empresas de contabilidade comecemos a pensar no que fazer para reverter o processo. Minha sugestão é catalogar o maior número possível delas e talvez buscar o auxílio de um profissional de marketing para classificar as respostas. Contribua com esta causa.