x

Imposto de Pobre

No Brasil existe uma diversidade de impostos onde somos atingidos por eles diretamente ou indiretamente, os que atingem diretamente a população são o IPVA, IPTU e o IR, agora os que atingem indiretamente são os que ajudam a compor...

02/12/2013 22:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Imposto de Pobre

No Brasil existe uma diversidade de impostos onde somos atingidos por eles diretamente ou indiretamente, os que atingem diretamente a população são o IPVA, IPTU e o IR, agora os que atingem indiretamente são os que ajudam a compor os preços dos bens e serviço os mais comuns são o ICMS, PIS, COFINS, ISSQN e o IPI.

Agora tem um imposto que nos pagamos sem perceber que é a inflação, essa comparação é feita porque assim como os impostos ela corrói nossa renda desvalorizando –a.

Inflação é chamada entre os economista como imposto de pobre, porque a maioria dos pobres são assalariados e dependem de reajustes sazonais de seus salários e com isso não conseguem se defender da inflação, perdendo o seu poder de compra perante o comercio, fazendo o trabalhador sendo obrigado a esperar o próximo reajuste salarial para voltar a consumir o que ele deixou de consumir por causa da inflação.

O conceito de inflação é o aumento continuo e generalizado dos preços dos produtos, mesmo não sendo boa ela acontece de forma natural para a atualização dos preços do mercado através de índices.      

As principais causas da inflação são:

  • Inflação de demanda: acontece quando mais pessoas procuram um certo produto e a empresa não consegue atender essa demando em pequeno espaço de tempo o que força ela subir seus preços.
  • Inflação de custo: acontece quando os custos de produção sobem o seu preço.
  • Inflação segundo corrente estruturalista: acontece quando as estrutura de mercado como o monopólio ou oligopólio sempre mantem as suas margens de lucros por não terem concorrentes.

As empresas são as únicas que conseguem se defender da inflação de forma imediata, por reajustarem seus preços. Agora os assalariados dependem de reajuste para seus salários para se defender da inflação e assim ter de volta o seu poder de compra perante o mercado.

Os assalariados tem que ter a consciência que quando seu salario aumenta por índices ou cct ele somente está se adequando aos preços do mercado, não te dando mais poder de compra que muitas vezes parece, porque o seu salario estava desvalorizado e quando ele sobe parece que você pode comprar mais, com o passar do tempo você já consegue perceber que seu poder de compra vai diminuindo chegando o mesmo ponto que você estava antes do reajuste assim tornando um ciclo vicioso.

Uma das formas de se defender da inflação é tomando algumas prevenções como evitar fazer divida quando acontece o reajuste, fazendo reserva, consumindo os mesmo produtos por preços menores.

A inflação e inevitável e temos que se defender dela de qualquer forma para não sentir o impacto deste imposto que pagamos se ver. 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.