x

Capital Intelectual - O Conhecimento Transformado em Valor

De modo geral, o valor de mercado e o valor patrimonial têm sofrido um contínuo afastamento diante da valorização do conhecimento, e os relatórios contábeis têm se tornado cada vez menos relevantes em empresas intensivas em capital intelectual.

09/12/2013 13:40

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Capital Intelectual - O Conhecimento Transformado em Valor

Nos últimos anos, a tecnologia causou mudanças que revolucionaram a sociedade, graças ao grande nível de conhecimentos adquiridos pelos grandes profissionais da área tecnológica, e com isso houve a necessidade de adequar a contabilidade às atuais necessidades na geração de informações úteis para a tomada de decisões.

Ainda que hoje não existam dúvidas sobre a importância do capital intelectual na geração de benefícios futuros, há uma grande dificuldade em avaliar o valor que ele representa. Com isso, a questão que se formula é: como a contabilidade deve mensurar esse valor para cumprir sua função de fornecer com eficácia informações que sejam relevantes aos seus usuários?

O patrimônio de uma empresa é formado por bens tangíveis e intangíveis, e esse item intangível representado pelo capital intelectual é o diferencial que eleva a vantagem competitiva da empresa no mercado, demonstrado em relatórios gerenciais. A avaliação do valor desse item ainda é muito subjetiva, e existem vários métodos de mensuração do capital intelectual, cada um com suas respectivas vantagens e limitações.

Com a reforma da Lei das S/A, algumas mudanças demonstram que a era do conhecimento está em vigor e que os profissionais devem sempre estar atualizados e preparados para se adaptar as mudanças e usar seu conhecimento para auxiliar os gestores a alavancar a empresa.

O conhecimento e a informação unidos aos recursos financeiros têm sido o diferencial na competitividade empresarial, tornando mais poderosas as detentoras de maior conhecimento. Quanto mais talentos retidos, mais inovação, crescimento, diminuição de erros e custos, e com isso, melhor a imagem da empresa diante de seus clientes.

Para Brooking (1996, p.12-13) o Capital Intelectual é “uma combinação de ativos intangíveis, frutos das mudanças nas áreas da tecnologia da informação, mídia e comunicação, que trazem benefícios intangíveis para as entidades e que capacitam o funcionamento das mesmas”.

Portanto, capital intelectual é toda captação de informações e utilização destas para fins da companhia e pode ser considerado a diferença entre valor contábil e o valor de mercado da empresa, e destaca-se por expressar o potencial dos funcionários em gerar conhecimento por meio do uso da inteligência, aferindo assim, o diferencial da empresa diante de suas concorrentes.

Pode-se concluir que com a mensuração do capital intelectual em relatórios gerenciais obtém-se uma visão mais ampla da organização e consegue-se traçar estratégias com dados mais consistentes nos seus relatórios gerenciais, identificar problemas e encontrar soluções em menor tempo. Além disso, poderá registrar a perda de seus clientes ou o fracasso de uma negociação de grande importância.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.