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Ferramentas de Gestão - Parte 2

Desenvolvendo o planejamento de resultados, utilizando o critério de margem de contribuição e Custo x Volume x Lucro.

20/12/2013 13:05

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Ferramentas de Gestão - Parte 2

RECAPITULANDO

No artigo anterior, enfatizamos:

  1. A necessidade do Empreendedor ter, ou adquirir, um conhecimento básico de Contabilidade;

  2. A importância do Planejamento Econômico-financeiro ou Orçamento Empresarial para a prosperidade do empreendimento;

  3. A funcionalidade e flexibilidade da Contabilidade Gerencial, voltada à tomada de decisões e para o futuro, e finalmente

  4. Como primeiro passo, a elaboração de uma Previsão de Vendas, mensal, por produtos (volumes e valores), criteriosa e partilhada com as áreas de Venda e Marketing.

Vamos agora, seguindo o processo de planejamento, definir alguns critérios e conceitos para calcularmos os Custos Unitários dos produtos. Para melhor compreensão, cuidaremos dos custos de uma empresa comercial ou de revenda de produtos. Além disso, o Custo das Mercadorias adquiridas, que será utilizado nos exemplos, já estará deduzido de todos os impostos incidentes nas compras. Os aspectos tributários específicos não serão aqui tratados, pois a nossa ênfase é gerencial. Os preços de compra e venda são à vista.

Tendo em mãos o Custo Líquido de cada produto a ser revendido, precisaremos apurar quais as despesas e impostos que a empresa incorrerá pela venda de uma unidade. As famosas despesas variáveis: só existirão se houver a venda.

No nosso exemplo teremos as clássicas:

  1. Comissão Vendedores                              3,00 %

  2. Fretes                                                    2,00 %

  3. ICMS                                                    18,00 %

  4. PIS/COFINS                                             3,65 %

    TOTAL..                                                26,65 %

Antes de continuar, importante constatar que, de cada R$ 100,00 vendidos (Receita Bruta), a empresa “ficará” somente com R$ 73,35, resultado da dedução das despesas variáveis.

O outro dado necessário é o Custo Líquido (já deduzidos os impostos). Para o nosso exemplo será de R$ 10,00. Finalmente, por informação de Marketing, o mercado está disposto a pagar pelo produto o valor de R$ 30,00.

Se a empresa tiver uma linha de produtos, o cálculo do custo unitário deverá ser apurado para todos eles.

O nosso cálculo ficará assim:

Preço de Venda Unit.:                                  R$ 30,00                 100,00%

Custo líquido do Produto                              R$ 10,00                  33,33%

Despesas Variáveis                                      R$   8,00                  26,65%              

Margem de Contribuição Unit.:               R$ 12,00                 40,00%

 

Com esse cálculo simples, “descobrimos” que, de cada $30,00 vendidos, restarão R$ 12,00 como Margem de Contribuição. Explicando de outro modo, a cada venda o produto contribui com $ 12,00 para pagar as despesas fixas da empresa.

Teremos, então, que apurar o total das despesas fixas, antes de finalizarmos o nosso planejamento, que levará em conta, também, os volumes de venda definidos pelo pessoal de Vendas.

Vamos desenvolver o método Custo x Volume x Lucro.

Isso será assunto de nosso próximo artigo.

Grato a todos.

João Eugênio Manetti

Especialista em Controladoria, Contador e Consultor.

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