x

O QUE É NEOPATRIMONIALISMO nas empresas?

Chama-se Neopatrimonialismo uma nova idéia, apoiada em estudos que visam a AJUDAR A PENSAR em Contabilidade. É um GUIA DO RACIOCINIO que visa a dar ordem ao raciocínio para entender tudo o que se relaciona com a riqueza das empresas e das instituições

21/01/2014 11:19

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O QUE É  NEOPATRIMONIALISMO  nas empresas?

O QUE É O NEOPATRIMONIALISMO
Chama-se Neopatrimonialismo uma nova idéia, apoiada em estudos que visam a AJUDAR A PENSAR em Contabilidade.

É um GUIA DO RACIOCINIO que visa a dar ordem ao raciocínio para entender tudo o que se relaciona com a riqueza das empresas e das instituições (que são células sociais).

A preocupação é a VERDADE sobre o que acontece com a riqueza, esta que é a matéria de estudos do contador.

É a primeira vez que na História do Brasil se reúnem milhares de adeptos de uma idéia de cunho científico.

COMO NASCEU O NEOPATRIMONIALISMO
Tudo nasceu de muitos esforços no sentido de criar uma DOUTRINA CONTABIL BRASILEIRA para mostrar a todo mundo a competência de nossa gente na área contábil.

Italianos, franceses, alemães, portugueses, outros povos já tinham apresentado as suas correntes e essas ganharam vários nomes: Contismo, Personalismo, Aziendalismo, Reditualismo etc.

Como é preciso uma teoria matriz para que se construa uma corrente, partimos da Teoria das Funções Sistemáticas do Patrimônio.

Apresentei essa teoria pela primeira vez na Universidade de Sevilha, na Europa, em 1987.
Depois, na Universidade de Saragoça, ainda na Espanha.

A seguir em Portugal, na Associação Comercial e Industrial de Lisboa.

Daí para frente seguiram difusões em muitos paises e no Brasil editei a primeira obra sobre o assunto em 1992.

Trata-se, pois, de uma doutrina muito MODERNA, recente deveras.

COMO CONHECER A IDÉIA NEOPATRIMONIALISTA
Existem muitos artigos, dissertações de mestrado, trabalhos universitários, boletins e alguns livros sobre o assunto.

Vários escritores dedicaram-se ao assunto: Prof. Valério Nepomuceno, Prof. Marco Antônio Amaral Pires, Prof. Werno Herckert, Prof. César Kroetz, Professora Ligia Pimenta, Prof. José Antônio Moureira Icó da Silva, Prof. Pedro Onofre Fernandes, Prof. José Jassuipe Morais, Professora Yumara Lúcia Vasconcelos, em suma, diversos intelectuais.

Livros meus que estudam o assunto são os editados pela Atlas de São Paulo: `Teoria da Contabilidade` e `História Geral e das Doutrinas da Contabilidade`.

Pela UNA Editoria existe: `Teoria da Contabilidade Superior`, `Teoria Geral do Conhecimento Contábil` (este também foi editado na Europa pelo Ministério de Economia e Fazenda da Espanha) e `Fundamentos de Contabilidade Geral`.

Em minha página www.lopesdesa.com e em outras de Contabilidade como a de Matosinhos Mateus, Yumara Lúcia de Vasconcelos e outras também se encontra matéria Neopatrimonialista (inclusive em páginas da Europa).

BASES DO PENSAMENTO NEOPATRIMONIALISTA
Algumas idéias básicas são aceitas para que se formem as concepções do NEOPATRIMONIALISMO e elas são consideradas como VERDADES PRINCIPAIS (Axiomas):

1. A Contabilidade estuda o patrimônio das empresas e instituições (tais empreendimentos são células sociais);
2. O patrimônio se movimenta;
3. O movimento patrimonial cria variações ou transformações;
4. O patrimônio não se move por si mesmo, necessitando de CAUSAS AGENTES que atuam sobre ele;
5. A finalidade das transformações é, normalmente, suprir necessidades das células sociais;
6. O patrimônio é o meio para satisfação das necessidades e quando ele se movimenta exerce a sua FUNÇÃO;
7. As funções suprem necessidades que se grupam em SISTEMAS;
8. Tais SISTEMAS são os que visam de forma AUTONOMA, mas INTERDEPENDENTE, suprir necessidades de : pagamentos (liquidez), resultados (resultabilidade), equilíbrio (estabilidade), vitalidade (economicidade), eficiência (produtividade), riscos (invulnerabilidade) e dimensão correta (elasticidade);
9. Quando a função supre a necessidade ocorre a EFICÁCIA;
10. Quando a eficácia é permanente e crescente se produz a PROSPERIDADE;
11. Quando todas ou a maioria das células de uma sociedade humana está em estado de prosperidade a sociedade estará também (essa a grande missão da ciência contábil).

COMO ADERIR AO NEOPATRIMONIALISMO E O QUE É NECESSÁRIO
É possível entrar para a corrente NEOPATRIMONIALISTA apenas pedindo para se cadastrar em [email protected], enviando endereço eletrônico e nome completo.
Não existem custos financeiros para isto.

Não se exigem obrigações que não sejam as do respeito, amor e dedicação à ciência, à Contabilidade, à soberania nacional.

A cooperação já se faz acreditando na idéia, falando sobre ela, buscando aprimora-la sempre que possível.

A liberdade de sugestões é plena, assim como a compreensão de que NÃO EXISTE CIÊNCIA ACABADA, todas estão sempre em construção.

A busca da verdade é algo que nos deve responsabilizar por toda a vida e não existem `donos da verdade`.

A corrente científica do NEOPATRIMONIALISMO tem PRINCÍPIOS que a caracterizam como um METODO DE PENSAR, mas, também possui a ambição de um PROGRESSO PERMANENTE.
Todos na corrente, de uma ou de outra forma estão CONSTRUINDO através de sua crença, participação e ação em favor de tal conhecimento.

Uma vez inscrito o aderente recebe os melhores artigos já publicados sobre a questão e continuará recebendo na medida em que são produzidos os trabalhos, mesmo antes que sejam editados em revistas e periódicos.

A partir do CADASTRO que é pedido o participante já é membro da sociedade virtual ACIN - Associação Cientifica Internacional Neopatrimonialista.
Tal associação é a reunião de todos os neopatrimonialistas e como se regulará ainda se estuda.

Vamos lá pessoal fazer parte desse grupo!!!!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.