Pois está justamente nessa compreensão dos erros passados, através de uma adequada análise e interpretação, a base para uma evolução em direção à obtenção de êxitos futuros, ao evitar cometer erros similares.
Greiner define dois pontos básicos nas fases de desenvolvimento que as empresas em expansão atravessam: evolução e revolução. Segundo ele, o termo evolução "é empregado para descrever períodos prolongados de crescimento em que não ocorre nenhuma alteração de importância nas normas de trabalho da empresa", enquanto o termo revolução "é usado para indicar os períodos em que há grande agitação na vida da empresa".
Ele destaca, também, que "à medida que uma empresa atravessa as fases de desenvolvimento, cada período evolutivo cria sua própria revolução." Em seus estudos, ele considera cinco fatores essenciais que refletem o desenvolvimento empresarial e crê, assim como eu, que a estrutura empresarial (e conseqüentemente seus modelos de gestão) afeta a expansão futura de modo determinante. São estes fatores:
-- A idade da empresa;
-- O porte da empresa;
-- Os estágios de evolução;
-- Os estágios de revolução;
-- O ritmo de expansão da indústria.
Então, sob esta análise, o risco maior à sobrevivência da empresa está centrado nos estágios de revolução pelos quais ela passa. Por se tratarem de momentos de crise, onde são questionados muitos métodos administrativos que vêm sendo aplicados no correr do tempo, e são tentadas novas experiências administrativas (residindo aí o perigo de deixar se envolver por modismos ou mesmo acreditando nos mitos de Gertz & Baptista anteriormente vistos), que muitas vezes acabam por não dar certo, aprofundando ainda mais a crise.
Por sua vez, caso as novas experiências administrativas dêem certo e a empresa volte a um estágio mais calmo, de evolução, devemos notar, entretanto, que esse mesmo mecanismo de sucesso ocasionará mais à frente uma nova época de crise e necessidade de revolução. Não devemos nunca esquecer que o que é bom num determinado momento pode ser péssimo em outro.
Esses ciclos de evolução/revolução estão intimamente ligados, segundo Greiner, ao "ritmo de expansão da indústria", relacionado diretamente com o mercado em que a empresa atua. Se parece a você, leitor, que sua empresa não tem como escapar dessa maré de vaivém, lembro a necessidade de monitorar e estudar o mercado continuamente, pois conhecer as relações que afetam o mercado em que sua empresa atua é vital para sua sobrevivência. Um método bastante utilizado para isso é o da Análise das Cinco Forças de Porter, representadas no diagrama a seguir:
Uma parte do segredo da
sobrevivência está justamente em preparar antecipadamente as estratégias de sua
empresa para as incertezas monitoradas no mercado.
A tabela a seguir demonstra as Cinco Etapas do Crescimento segundo Larry Greiner:
É interessante notar que
o crescimento obtido numa etapa através de determinada postura de gestão acabará
por deflagrar uma crise em seu processo de crescimento, que só será superada por
nova postura de gestão na etapa seguinte de crescimento (após atingida uma
etapa, não é nada fácil voltar atrás, sob risco de perecer - percebe-se aqui a
grande dificuldade das empresas que segundo Gertz & Baptista tentam "encolher
para crescer"). Isso é normal e decorrente das novas preocupações que assolam a
direção da empresa, no processo de crescimento.
Entretanto, deve fazer parte da estratégia da empresa estar preparada para estas
ocorrências, através do monitoramento constante de seus pontos fortes e fracos,
oportunidades e ameaças (swot) no correr do tempo, a fim de minimizar possíveis
danos, tornando a passagem de uma etapa de crescimento a outra o menos
traumática possível.
Henrique Montserrat Fernandez é Administrador de Empresas com pós-graduação em Análise de Sistemas e MBA em Tecnologia da Informação / E-management pela Strong/FGV. Com 28 anos de atuação profissional, trabalhou em empresas de médio e grande portes, tais como Grupo Bonfiglioli, Copersucar e SENAC, entre outras. Foi Gerente de Sistemas e Métodos da Zanthus, tradicional fabricante de Terminais Ponto de Venda, onde atuou por mais de seis anos. Foi também professor universitário na década de 90, além de possuir vasta experiência em treinamento empresarial. É especialista nas normas ISO 9000, sendo Lead Auditor pela Perry Johnson Inc., desenvolvendo, inclusive, softwares para essa área. Atual Diretor da Zamplex Consultoria, é autor do livro "Evitando a Falência - Garanta o Sucesso de Seu Negócio" (www.zamplex.com.br) e co-autor em "Os Mais Relevantes Projetos de Conclusão de Cursos MBAs 2002" da Strong/FGV Management, além de escritor de vários artigos sobre gestão empresarial.