x

Plano Real e o combate a inflação.

Há 20 anos atrás, através da Medida Provisória 482 (posteriormente convertida na Lei nº 8.880), surgia a URV – Unidade Real de Valor, parte integrante do Plano Real.

09/03/2014 17:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Plano Real e o combate a inflação.

O Plano Real não foi  a primeira tentativa do governo brasileiro para debelar a inflação que corroia a riqueza nacional. Tendo como antecessores uam série de planos impopulares não se vislumbrava, a principio, um final diferente para este. A população brasileira já não tinha credibilidade nas políticas economicas engendradas pela administração federal; a lembrança dos planos Verão e Collor, marcados pelo confisco dos depósitos bancários, era muito recente.

Na década anterior, em meio às profundas mudanças que se operavam no cenário político nacional, o país passava por um período de profunda recessão economica e crise monetária que, impulsionado pelas diversas modificações sofridas pela moeda brasileira, resultaram num período de megainflação marcada, na maior parte das vezes, pela indexação quase diária dos preços. A população brasileira estava dominada pela insegurança no poder de compra do seu dinheiro, o que a levava a diminuir o consumo e retirar a moeda de circulação, através de investimos bancários reajustados pelas taxas de inflação.

São desse período os diversos exemplos que temos de pessoas que chegavam a vender a própria casa para depositar o seu valor na caderneta de poupança. O ato de retirar moeda de circulação agravava o problema inflacionário, pois gerava uma crise de liquidez.

Para tentar debelar esse cenário de crise foram colocados em prática diversos planos economicos, como o Plano Bresser e o Plano Cruzado. O primeiro provocou medidas impopulares, ao provocar perdas nas cadernetas de poupança, numa tentativa de reduzir a fuga de moeda para essa modalidade de investimento. Já o segundo provou congelamento de preços, confisco de bois, desabastecimento de gêneros de consumo; são dessa época as cenas de filas em padarias e açougues.

Na administração Collor, lembrada pelo impeachment que marcou a queda do presidente da república, forma desenvolvidos os planos que levam o seu nome e o Plano Verão. Estes forma marcados pela desindexação, mudança da moeda, congelamento de preços e salários, confisco por 18 meses de 80% dos bens privados. Todas essas medidas não conseguriam conter a inflação, além de provocar estagnação da produção industrial.

Em 1993, o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso consegue mobilizar parlamentares e a opinião pública em torno de uma novo plano econômico: o Plano Real. Este incluia medidas como o controle do déficit público e uma profunda reforma monetáia.

O sucesso do Plano Real se deve a diversos fatores que, se aplicados isoladamente, não teriam nenhuma influência decisiva nos rumos da nossa história economica do Brasil.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.