Prezados colegas
Ao final de 2013, comecei a pensar em como estabelecer um diferencial competitivo para meu escritório em 2014.
Pensei em como organizar para crescer e fortalecer a minha marca, e ao mesmo tempo fortalecer a profissão.
Como passar ao cliente mais informações, como ajudá-lo de forma a gerenciar melhor seu negócio.
Analisei as ações de outros escritórios, nossas queixas e percebi que quase nada é realizado para mudarmos realmente, somos muito estáticos, não aparecemos, aliás não nos fazemos aparecer. Somos tímidos e retraídos, duas características que marcaram nossa profissão durante décadas e ainda refletem muito nosso dia a dia.
Mas hoje não pode mais ser assim, se continuarmos com a mesma atitude seremos engolidos.
A postura de ficar atrás da mesa, até funciona para quem já está estabelecido e assim mesmo muitos colegas reclamam das dificuldades que também são comuns aos médios e pequenos escritórios.
Mas vamos voltar a minha preocupação inicial, o que fazer de diferente nesse início de 2014? Como ter destaque ou melhor ainda como desacar e valorizar o serviço contábil e fazer o cliente perceber o quanto um escritório pode agregar ao negócio dele.
Resolvi investir naquilo que um escritório contábil mais trabalha: a informação! E com isto educar o público interessado no empreendedorismo.
Através de um Planejamento de Marketing foi desenvolvido uma estratégia para criar ações de médio e longo prazo. Essa foi a primeira medida: estabelecer um Plano.
Dentro disto fomos criando ações para propagar a marca do escritório e principalmente fazer aquilo que muitos acabam esquecendo, que é: criar valor para o cliente.
A estratégia adotada por nós inicialmente foi criar conteúdo através de ações de Marketing de Conteúdo. Tudo isto foi desenvolvido com apoio de um escritório de Consultoria e Marketing, até mesmo para que nós não repetissemos erros habituais.
Mas que conteúdo criar? Esse é outro problema que detectei: quando fazemos isto sozinhos acabamos criando conteúdo para nós mesmos, quando criamos um artigo escrevemos, por exemplo, sobre alterações na lei, procedimentos contábeis e outros procedimentos operacionais que interessam a nós mesmos, nossos clientes não utilizam essas informações e entendem que nós pagam sabermos isto.
Então resolvemos criar conteúdo com informações úteis e relevantes para que o cliente pudesse utilizar no seu negócio: são dicas sobre empreendedorismo,
sobre alterações na legislação ou novas exigências que venham alterar a forma de trabalho da empresa, por exemplo, além de orientações quanto a gestão
financeira, gestão de pessoas, etc.
Um exemplo foi a campanha sobre Imposto de Renda que desenvolvemos e ainda estamos trabalhando. Para nós da classe pode parecer algo muito simples, pois é do
nosso dia a dia, mas para o cliente que pretendemos captar é fundamental.
Aqui no escritório escolhemos utilizar as redes sociais, como meio de propagar esse conhecimento até o cliente, e também para os demais colegas. Essa é uma forma de fortalecer a marca do escritório.
Anteriormente utilizavamos um informativo impresso, mas adotamos o Slideshare, ferramenta onde podemos publicar e-books, apresentações e informativos. E o melhor a armazenagem é gratuita, permite compartilhar e indica o número de visualizações.
Utilizamos também o Facebook para divulgar imagens associada a conteúdos.
É um trabalho que requer paciência, pois uma audiência de valor é conquistada aos poucos. No mínimo 3 meses são necessários para ter uma boa média de visibilidade. Um planejamento de médio e longo prazo é necessário. Hoje as nossas publicações são muito bem visualizadas.
Em um primeiro momento isto nos gera credibilidade e confiança. Após passa a ser um diferencial em relação aqueles escritórios que aviltam honorários, somente calculam guias e tem pouco conhecimento.
Somente quem domina um assunto pode expor o que sabe, e grande parte dos escritórios tem esse domínio, apenas não se planejam para tal.
Um detalhe é fundamental: o que escrevemos deve ser direcionado para o cliente, para atender e também despertar a curiosidade dele.
Também deve existir parceria entre o escritório e a empresa de Marketing.
E partir disto serão desenvolvidas outras estratégias.
Colegas devemos investir em canais de relacionamento: melhorando seus sites, poduzindo bons conteúdos sempre direcionados ao cliente, e-mailmarketing, etc.
Posso dizer que uma primeira etapa foi vencida: que é sair do lugar comum.
Um abraço a todos os colegas
Valdenir Prates - Pracont Contabilidade e Gestão - Curitiba