x

Um novo tipo de investidor surge no mercado

Franquias são uma nova possibilidade de investimento

08/05/2014 11:49

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Um novo tipo de investidor surge no mercado

Com a inconstância da nossa economia com queda das bolsas de valores e aumento de juros, e agora em face de uma frágil bolha imobiliária que corre o risco de estourar a qualquer momento, surgiu um novo tipo de investidor, focado na chamada economia real. Isso nada mais é que a pessoa que vai investir em algo, cujo retorno é mais sólido, tal qual um negócio.

Ocorre que, por diversos motivos de diferentes complexidades (como o Custo Brasil, complexa legislação tributária) nem sempre iniciar um negócio é sinal de retorno certeiro. Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta que enquanto 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos cincos primeiros anos. No mercado de franquias o percentual é de 15%. Ainda, no primeiro ano, a perspectiva de fechamento é de 30% para novos empreendimentos - 10 vezes mais aos fechamentos de franquia. Por esse motivo, investidores da economia real estão optando por comprar franquias.

Por possuir modelo próprio de atuação, testado e aprovado, o franqueado recebe um negócio pronto, em andamento e crescente desenvolvimento. Além disso, a empresa franqueadora oferece treinamento à equipe do franqueado e dá suporte também em ações de marketing e comunicação.

Como muitas vezes o investidor tem uma noção apurada de investimento, ele acaba por obter facilmente sucesso com as franquias. Além disso, por possuir também visão de médio e longo prazo, é comum que eles reinvistam o lucro obtido em outra franquia – normalmente da mesma unidade da rede.

Diante disso, é cada vez mais comum encontrar franqueados que têm duas, três, vinte lojas de uma mesma rede. Eles são investidores que tiveram bons resultados com seus investimentos e resolveram repetir a estratégia.

Exemplo disso é Frederico Mendes, sócio franqueado da Studio Fiscal em Teresina, Piauí. Em 2011, após identificar a alta demanda de serviços de assessoria tributária em sua região, adquiriu a primeira franquia da empresa. Em três anos, após recuperar o capital investido e com o lucro adquirido, reinvestiu esse dinheiro numa segunda unidade, dessa vez na cidade de Fortaleza, Ceará. Hoje, com duas franquias em sólido andamento, já foca em novas franquias.

Desse modo, franquias já não são apenas modelos de negócios utilizados como carreira na área administrativa, mas também pode-se dizer que viraram uma alternativa para quem gosta de investir e não se vê muito seguro nas opções tradicionais.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.