x

O novo Contador

O novo perfil baseia-se em dominar o processo gestão da empresa, dominar sua política, e almejar o crescimento da mesma. “ O contador deve se conscientizar de que a valorização se fundamenta, essencialmente, em dois pontos básicos...

08/05/2014 16:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O novo Contador

 A contabilidade, assim como outras profissões de atividade intelectual, vai dominando cada vez mais o mercado profissional. Constantemente existe uma redução nos empregos industriais, agropecuários. Além de se obter bons empregos na área contábil, o contabilista/contador escolhe esta área pelo fator da remuneração, o qual traz boa expectativa de retorno financeiro.

Atualmente, estamos diante de uma nova etapa na área contábil, nesta nova fase, aprimora-se a parte técnica, deixando de lado a parte manual.

 O novo perfil baseia-se em dominar o processo gestão da empresa, dominar sua política, e almejar o crescimento da mesma.  “ O contador deve se conscientizar de que a valorização se fundamenta, essencialmente, em dois pontos básicos: a) indiscutível capacidade técnica; e b) irrepreensível comportamento ético”. Conforme Mussolini (1994, p.79)

O novo contador deve manter-se em constante atualização, sempre aprimorando seu conhecimento e técnicas. Este deve ser um “agente de mudanças”, evoluindo freqüentemente seu conhecimento e também cabe a ele estar interado de todas as áreas da empresa sendo por muitas vezes o “comunicador”, e por que não ser um repórter também? Sim, este por muitas vezes deve buscar as informações, e esclarecer aos demais, de forma com clareza e objetividade do que se trata, não para por ai, pode destacar-se tantas outras atividades que o contador está ligado, mas uma a qual é, de fato, muito importante destaca-la é a de pesquisador a qual é necessário para o aprimoramento e desenvolvimento deste profissional. Pode-se concluir que o contador não é apenas um mero contador (anteriormente “guarda livros”; “escriturador”) , e sim aquele que desempenha diversas atividades dentro de uma empresa, este é seu papel, isto é o que mercado financeiro está atrás destas qualificações que cada vez ficam mais escassas.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.