x

Governo Federal arrecada menos no último mês

O grande ponto em questão é sobre a continuidade das medidas de desoneração

01/07/2014 13:13

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Governo Federal arrecada menos no último mês

No ultimo mês de maio o Governo Federal deixou de arrecadar R$ 8,439 bilhões em caráter de desonerações tributárias. As principais tomadas de decisões do Governo Federal foram relacionadas aos cortes relacionados à folha de pagamento, IPI (Imposto sobre produtos industrializados), Cide de combustíveis e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Para ter uma noção, em maio de 2013 a perda de receitas com a redução de tributos foi de R$ 6,307 bilhões.

E o cenário demonstra novas desonerações e menos arrecadação. Esse mês já foi anunciada a exclusão de PIS/COFINS de mais de 160 medicamentos. Também, foi anunciado o pacote de bondades para empresários, que estavam insatisfeitos com o pouco dialogo entre o Governo e o setor.

Dentre as medidas tomadas nesse pacote de bondades pode-se destacar o retorno do Reintegra, programa que visa devolver créditos tributários para os exportadores.

Entretanto, o grande ponto em questão é sobre a continuidade dessas medidas, bem como a manutenção da turbulenta relação entre o setor empresário e o governo.

Por esse motivo, independente das medidas oferecidas pelo governo o ideal ainda seria a tão sonhada reforma tributária, simples e justa, de modo que se evite o uso dos tributos com ferramenta política, mas tão somente para os fins a que são destinados: a sociedade.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.