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Abrir franquia não é garantia de sucesso!

Abrir uma franquia não é garantia de sucesso e o retorno pode não ser tão rápido como o vendido pelo franqueador, escolher uma franquia requer cuidados e analise do plano de negócio como qualquer outro negócio que venha empreender.

25/09/2015 10:13

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Abrir franquia não é garantia de sucesso!

Abrir franquia não é garantia de sucesso!

Abrir uma franquia não é garantia de sucesso e o retorno pode não ser tão rápido como o vendido pelo franqueador, escolher uma franquia requer cuidados e analise do plano de negócio como qualquer outro negócio que venha empreender. Empreender é um risco e é preciso estar preparado para ganhar e perder.

Tenho visto muitos futuros empreendedores enlouquecidos atrás de franquias: baratas e lucrativas, e isso tem aumentado cada vez mais, já que o número de demissões tem crescido, as pessoas estão com um pouquinho de dinheiro (já que sacaram o fundo de garantia) e não se veem mais trabalhando como empregado.

Considerando a visão de franqueado, como futuro empreendedor é preciso avaliar a marca e se o negócio de fato está preparado para te atender, muitas vezes uma franquia pode estar bem em determinada região, o que não significa que o sucesso será automático, cada local tem seu público e suas particularidades.

A melhor forma de tentar minimizar os seus riscos é pesquisar (e muito) sobre o novo negócio, fazer o plano de negócio (independente do franqueador) e estar por dentro de regras e posicionamento:


1. Entenda do negócio: A vantagem de adquirir uma franquia é comprar algo que já foi testado, e isso pode também ser uma grande desvantagem, se o modelo não for aceito e precisar de mudança e adaptações, muitas vezes não se tem liberdade para fazer mudanças, o que pode acarretar perdas.

2. Avalie o franqueador: Não basta você ser aceito, é preciso avaliar de que forma ele faz as contratações, o que adianta uma determinada marca crescer, ter vários franqueados, se ela não consegue dar suporte e atender a todos? Já vi casos em que os franqueados tiveram que se unir com outros para a marca sobreviver, pois o franqueador não tinha condições de fazer comunicações e marketing.

3. Não pense apenas em retorno financeiro: Não escolha sua franquia apenas pelo % de retorno ou a velocidade de retorno financeiro, a empresa não anda sozinha, precisa de equipe e sua atuação será essencial para que isso aconteça, o negócio pode não dar certo de cara e você precisa ter uma reserva financeira para o capital de giro e sua sobrevivência.

4. Conheça outros franqueados: Nada melhor que conhecer a experiência e a atuação de outros franqueados, não apenas dos que estão ativos, mas também daquele que desistiram do negócio ou “viraram a bandeira” (mudaram de marca, mas continuaram no mesmo ramo), já presenciei um caso em que a desistência pela marca ocorreu antes mesmo da inauguração.

5. Avalie o planejamento estratégico: Qual o planejamento da franquia para três, quatro, cinco anos? Saber dessas informações ajuda em saber o potencial de crescimento da rede, as oportunidades e até mesmo ameaças, o que adiantaria você ter um concorrente bem próximo a você usando o seu nome? Qual a chance do seu negócio crescer?


Embora os números apontam que os números de mortalidade em franquias costumam ser mais baixos que outros negócios, é importante ter em mente que empreender é arriscar, se te venderem fórmulas mágicas e de retorno rápido, fuja antes que seja tarde!

Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, fundadora da Quali Contábil e Consultora Especial no site Fórum Contábeis.  Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 18 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo.

Publicado originalmente no portal da Rede Mulher Empreendedora

 



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