x

Qualidade das informações fiscais, como estão as da sua empresa?

Pequenos erros aplicados a um grande número de repetições podem gerar perdas relevantes.

07/12/2015 13:19

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Qualidade das informações fiscais, como estão as da sua empresa?

As industrias são conhecidas mundialmente pelo seu rigoroso controle de qualidade no processo produtivo, as medidas adotadas por organizações de distintos segmentos buscam definir padrões nos procedimentos, políticas e ações de maneira uniforme para alcançarem a excelência. Diante disso, pergunto:como está a qualidade das informações fiscais que compõe as obrigações acessórias da sua empresa?

Observando de forma prática em diversas empresas que mesmo tendo evoluído significante os modelos contábeis e ficais adotados ainda falta muito para a excelência.

A qualidade das informações está alicerçada principalmente em duas situações. A primeira trata-se da integridade dos cadastros e a segunda sob a forma como é controlado os registros nos sistemas, ocasionando assim posteriormente as obrigações fiscais entregues ao Fisco.

Os cadastros são base para registros íntegros, que consequentemente definirá a qualidade das informações, que por esse motivo devem ser geridos de forma ampla, considerando fornecedores, clientes, parametrizações de sistemas, produtos e regras fiscais. Com isso, é possível concluir que a qualidade não é ocasionada no momento da geração da obrigação principal ou acessória, mas sim em todo o trabalho realizado anterior a ela.

Essas situações requerem grande atenção de nós tributaristas, pois alterações as situações fiscais de fornecedores e clientes podem ser alteradas de um dia para o outro, mudando assim toda operação. Sob essa óptica, os produtos e serviços merecem atenção redobrada, uma vez que a movimentação é muito maior e as tributações estão ligadas diretamente à eles. Pequenos erros aplicados a um grande número de repetições podem gerar perdas relevantes, isso se agrava quando a complexidade das operações da empresa é maior que o comum, maior será o desafio da equipe fiscal para alcançar a excelência.

Portanto, concluo que já não existem mais os desafios tecnológicos no que se referem à geração dos arquivos eletrônicos e às devidas validações nos programas disponibilizados pelo Governo. No entanto, temos o grande desafio de desenvolver o conhecimento multidisciplinar, o trabalho em equipe para buscar a correlação e a integração das informações transmitidas por meio digital.

A excelência das declarações depende de metodologias e ações repetidas todos os dias. Então, mãos à obra!


Gostou? Me siga no Linkedin, lá tem muito mais! AQUI

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.