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A crise é real. O que você está fazendo por seu negócio para enfrentá-la?

Não é necessário um grande dispêndio de recursos para atravessar tempos de crise com mais segurança. Medidas simples podem ser tomadas em qualquer tipo de seguimento e irão surtir valiosos resultados. Confira.

24/06/2016 14:12

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A crise é real. O que você está fazendo por seu negócio para enfrentá-la?

A crise econômica em nosso pais é uma realidade da qual muito já se fala. Todos os dias somos bombardeados por notícias negativas acerca do cenário e a incerteza faz com que muitos encerrem suas atividades com dividas assustadores. Porém, neste artigo, não iremos falar sobre a crise. Falaremos, sim, sobre oportunidades. Então o distinto leitor me interpela:

- Como oportunidades, até os meus concorrentes estão prejudicados e o período não é bom? Todo mundo está com problemas por causa da crise!

Foi isso que você pensou? Bom, como dizia nossas mães: “você não é todo mundo”, e isso é a mais pura verdade. Pare por um instante e olhe para dentro de sua empresa. O que você está fazendo para vencer esse período difícil? Para que a análise fique mais clara, elaboramos alguns diferenciais que influenciam na sua captação de clientes e podem determinar o seu sucesso nesta selva chamada carinhosamente de mercado.

Você tem um propósito?

Sim, um proposito seria o motivo pelo qual você se levanta todos os dias pela manhã e vai trabalhar. Qual o seu objetivo? Se você é um vendedor de cachorro quente, seu objetivo talvez deva ser produzir o melhor lanche, o mais saboroso molho e ter o mais baixo preço com a mais alta qualidade e higiene. Gostou? Você não precisa ser dono de uma multinacional para ter que definir a missão e a visão de seu empreendimento. Lembrando que tais premissas devem ser a regra de ouro a ser fielmente seguida por todos os colaboradores, inclusive você.

Como estão suas metas?

As metas são importantes pois permitem um parâmetro de comparação de desenvolvimento. Sua meta pode ser vender 50 lanches por dia, conquistar 1 cliente novo por semana ou aumentar o faturamento trimestral em 10%. O importante é sempre ter metas possíveis, desafiadoras e descobrindo sempre novas formas de alcançar os objetivos impostos.

Onde você aparece?

Quando um cliente precisa falar com sua empresa, é fácil encontra-los? Há algum tempo, quando as pessoas precisavam de alguma coisa, elas simplesmente abriam a lista telefônica e procuravam o contato que queriam. Hoje, se as pessoas te procuram no google e não te encontram, elas, com toda a certeza, encontrarão outras empresas. Não é necessário um grande investimento para ser encontrado e algumas ferramentas são até gratuitas. Um blog ou uma página em rede social já fazem uma grande diferença. Faça com que seus contatos sejam encontrados sem dificuldade e jamais deixe um cliente esperando ou dificulte seu acesso a atendimento ou preço.

Sua equipe é motivada?

Bom, é importante salientar aqui que motivação não tem uma ligação direta com o salário que seu funcionário recebe. É possível encontrar uma série de pesquisas que afirmam a mesma coisa: um elogio no momento certo, melhorias nas condições de trabalho ou pequenos mimos são o suficiente para manter um funcionário motivado. Lembrando que motivação gera mais produtividade que gera mais ganhos para sua empresa. Sua empresa deve ser como um time que necessita da cooperação de cada um para desempenhar um trabalho bem feito no final. Uma vez que seus colaboradores estejam cientes dos objetivos e das metas estabelecidas, a motivação será como um motor atuando na geração de mais produtividade no ambiente.

Por fim, tenha um bom atendimento, uma presença não só eletronicamente, mas, tenha uma presença dinâmica. Seja acessível aos seus clientes, não deixe que as pessoas tenham dúvidas sobre o seu serviço ou produto. Trate as pessoas com educação, como gostaria de ser tratado ao ser atendido. Seja firme e fiel com os funcionários e sempre dê o exemplo. Gere gentileza e a gentileza será parte da cultura de seu empreendimento. 

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