x

Trabalhista

Profissional do Departamento De Pessoal uma visão 360 graus!

Por dez anos atuando na área de Departamento de Pessoal, pude compreender quão importante são profissionais de departamento de Pessoal. Conforme Art. 2º(clt) - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da at

26/09/2016 08:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Profissional do Departamento De Pessoal uma visão 360 graus!

Conforme Art. 2º (clt) - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

E para administrar toda essa relação entre subordinado e empregador, sempre encontramos um profissional de departamento de pessoal quer seja nas empresas, em escritórios contábeis, órgãos públicos. Com a forte demanda por profissionais com capacidades e domínio da legislação trabalhista, que vão além de conhecimentos técnicos, os profissionais da área de departamento de pessoal, tornaram-se uma peça importante para o bom andamento da empresa. Como dizemos no popular para trabalhar no DP, tem QUE TER sangue no olho!. Afinal eles atuam num cenário cheio de desafios, bastante dinâmico por vezes fazendo papel de advogados trabalhistas, vezes papel psicólogos etc. Participam constantemente de cursos, palestras e treinamentos para manter-se atualizados e realizarem suas atividades com eficiência e eficácia.

Embora, com tanta divulgação dos direitos trabalhistas , muitas empresas resistem as obrigaçoes e não percebem a importancia em manter na empresa um profissional da area,deslizam e direcionando as responsabilidades deste setor para outros profissionais,contudo a atuação dos que cuidam do departamento de pessoal nas empresas vai muito além da simples elaboração de folhas de pagamento e rescisões de contrato.

Responsável pela manutenção das rotinas de administração de pessoal como, realizam cálculos trabalhistas, admissões, controle de exames médicos, contrato de trabalho e demais documentos, inclusão de benefícios, abertura de conta salário, assinatura de documentos. Solicitação mensal (pedidos) dos benefícios de Vale Transporte e Vale Refeição, Cadastro de PIS, quando necessário; faz acompanhamento do pagamento de impostos e encargos (INSS, FGTS, IR, guias sindicais, pensão alimentícia etc.);Controle dos afastamentos (auxílio doença, licença maternidade, etc.);Controle de ponto eletrônico (coleta de marcações, acertos das divergências, controle de aprovações de horas extras, etc.);Controle e programação de férias junto aos gestores das áreas; Acompanhamento em homologação de rescisões no sindicato da categoria geral ; Controlando certidões trabalhistas e previdenciárias. Negociações com auditores fiscais do trabalho. Dão suporte em caso de reclamatórias trabalhistas (levantamento de documentação);Distribuição de documentos necessários para clientes (funcionários alocados  tomadores);Alimentando a contabilidade com envio de provisões (PLR e outros dados que não saem automaticamente do sistema de folha de pagamento) e demais informações solicitadas pela área; Contato direto com os funcionários esclarecendo dúvidas relacionadas à folha de pagamento, férias, 13º salário, benefícios, dentre outros.

Em fim! Esta é a vida do profissional de DP, que atende a todas as demandas da diretoria da empresa e aos seus clientes internos com a mais alta eficiência, cumprindo prazos, dando resultados, evitando passivos trabalhistas.Verdadeiros especialistas da area

Hoje com o advento do esocial, que esta previsto para 2018,e será um marco para historia dos empresários e  trabalhadores, onde levara em tempo real os fatos existentes na relação de trabalho e emprego. A valorização deste profissional será mais visível.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.