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A importância da consultoria empresarial (The importance of business consultancy)

Este artigo busca apresentar a importância da consultoria financeira empresarial. Com o intuito de contribuir para a disseminação das funções de consultoria e de suas principais atribuições. Por: Raul de Lucio M. S Fernandes

07/11/2016 09:31

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A importância da consultoria empresarial  (The importance of business consultancy)

RESUMO

Este artigo busca apresentar a importância da consultoria financeira empresarial. O estudo baseou-se em pesquisas bibliográficas e documentais. Com o intuito de contribuir para a disseminação das funções de consultoria e de suas principais atribuições. O estudo apresenta a história e evolução da consultoria, apresentando ferramentas e metodologias de trabalho dos consultores, tipos de consultoria, suas etapas e principais temas referentes ao assunto.
A consultoria empresarial tem uma grande importância nos dias de hoje, impactando diretamente no processo entre consultoria/empresa para a maximização dos benefícios gerados entre as partes, utilizando mecanismos específicos para obter maiores informações sobre essa relação.  
O trabalho de consultoria é capaz de alterar o comportamento de uma pessoa e principalmente da organização.  
Diante de problemas e situações indesejadas, tendo como fator uma economia oscilante, a consultoria torna-se aliada da gestão para o controle e planejamento organizacional, sendo uma ferramenta de grande importância para toda organização.
A relação consultor/ empresa deve estar sempre em harmonia, uma verdadeira relação de amizade. Alguns autores citam a consultoria como um ato de amor e outros como uma ralação de casamento entre as partes. Block (2001, p. XXII) define: “A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros, usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros.” A coleta de dados para a pesquisa deste trabalho foi realizada através de bibliografias em livros, sites da Internet, artigos e revistas.
  
ABSTRACT
 
This scientific paper is to discuss the importance of corporate financial advice. The study was based on bibliographical and documentary research. In order to contribute to the dissemination of advisory functions and its main duties. The study presents the history and evolution of consulting, presenting tools and working methods of the consultants, types of consulting and its steps and key issues related to the subject. The consulting business is very important nowadays, impacting directly in the process of consulting / company to maximize the benefits generated by the parties, using specific mechanisms for more information on this relationship. The consulting work is able to change the behavior of a person and especially the organization. Faced with problems and unwanted situations, and as a factor an oscillating economy, consultancy becomes an ally of management to control and organizational planning, is a very important tool for every organization. The relationship consultant / company should be in harmony, a true relationship of friendship. Some authors cite the advice as an act of love and others as a grating between the parties as a marriage. Block (. 2001: XXII) defines: "The consultancy at its best is an act of love: the desire to be genuinely helpful to others, using what we know, or feel, or suffer on the way to lessen the burden of others.” Data collection for this research work was conducted through bibliographies in books, Internet sites, and magazine articles.   
 
Keywords: business consulting, development consulting, organization, economics, management, control.
 
INTRODUÇÃO
 
 O intuito deste trabalho é analisar a importância da consultoria financeira empresarial e identificar ferramentas para auxiliar no trabalho do gestor face aos novos desafios que se impõem devido à forte globalização financeira e a competitividade das empresas, em um cenário econômico oscilante e imprevisível.  
 A consultoria como um todo, tem papel importante frente o cenário organizacional e econômico, ajudando as empresas em restruturação no relacionamento entre clientes/empresa/colaboradores.  
“Consultoria empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, que assume a responsabilidade de auxiliar as pessoas nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação.” (Oliveira, 2011, p. 45). Como explica Oliveira, a consultoria empresarial auxilia as organizações, mais precisamente os gestores a tomadas de decisões, não tendo diretamente o controle da situação, tendo como papel principal a orientação.  
Indaga-se algumas questões em relação a consultoria empresarial; o que é consultoria empresaria? quais são as etapas utilizadas? quais os tipos de consultoria? e quais aspectos necessários para um consultor empresarial. O que as organizações esperam de uma consultoria?
A consultoria torna-se uma ferramenta indispensável para o gestor, tendo a auxiliar em suas decisões organizacionais, ajudando a evitar ou solucionar problemas. Passando de um simples prestador de serviço para uma relação de intimidade e harmonização. O consultor LA Costacurta Junqueira, em seu artigo “Cada empresa tem o consultor que merece!”, diz que a relação consultor e cliente deve ser vista como um casamento ou como uma sociedade; é preciso ser cuidada para dar certo. Ambas as partes precisam dar, ceder e conceder. Sair de seu mundo e conhecer o mundo do outro; ter comportamentos que gerem confiança na outra parte. Os resultados sempre serão “pobres” quando apenas um dos lados for competente. É fundamental um equilíbrio entre as competências da empresa (poder legal) e da consultoria
(poder do conhecimento). Quem tem o comando legal de toda a situação é a empresa contratante, mas um consultor competente pode conseguir excelentes resultados, mesmo quando o cliente não ajuda.

CONSULTORIA EMPRESARIAL
 
A consultoria no seu sentido mais amplo pode ser considerada uma das mais antigas do mundo, se considerarmos a origem da palavra, que vem do latim – consultare – que significa: dar ou receber conselhos, aconselhar e também ser aconselhado. (PEREIRA, 1999 p.40) Nesta linha a autora descreve a consultoria como a mais antiga profissão se for observada no sentido integro da palavra, descrevendo que já na antiguidade os homens considerados sábios em tribos ou grupos primitivos, direcionavam aconselhamentos aos outros.
O pontapé inicial para a consultoria empresarial pode ser considerado em meados dos anos de 1930. Após o CRASH da bolsa de Nova York em 1929, e da consequente reorganização bancaria em obediência a lei GLASS – STEAGALL, o mercado sentiu a necessidade pela primeira vez de se precaver contra futuras crises, surgindo a necessidade de aconselhamentos principalmente nas áreas financeiras, estratégicas e organizacionais.  
Após os anos 50, as empresas de consultoria empresarial se expandiram por todo mundo.
Posterior a Segunda Guerra Mundial, muitas novas empresas de consultoria foram surgindo, trazendo uma abordagem rigorosamente analítica ao estudo de gestão e da estratégia.
Podemos citar como o pai da consultoria empresarial o Sr. Marvin Bower (1903 - 2003).
Marvin Bower (1903 - 2003) foi um consultor e especialista no mundo dos negócios, com ideias profundamente aplicadas no ramo, hoje em dia.
Nascido em Delray Beach, na Flórida, seu legado foi descrito com maestria, pelo periódico Financial Times, como o “pai fundador da consultoria”.
(Elaine, Jeniffer Marvin Bower o Pai da Consultoria, 2015. Portal gestão. 18 de fevereiro de 2015).
Os desafios empresariais estão cada dia maiores e mais complexos. Economias oscilantes e imprevisíveis acabam por dar um nó na cabeça dos gestores. A consultoria empresarial surge então para ajudar as organizações a evitar problemas ou a solucionarem.
A busca por melhoras, por mudanças ou até mesmo por aconselhamentos, faz surgir a necessidade de um olhar holístico, uma visão interna e externa do ambiente organizacional, uma opinião conceituada sobre gestão, organização, finanças, marketing e etc. Surge então a necessidade da consultoria empresarial.  
A consultoria é definida como a troca de conhecimentos e experiências de uma pessoa (consultor) para outra pessoa ou organização, em busca de um objetivo específico, ou com a finalidade de diagnosticar e formular soluções acerca de um assunto.

TIPOS DE CONSULTORIA

O serviço de consultoria consiste em diagnosticar e formular soluções acerca de assunto ou especialidade, podendo os profissionais de consultoria estarem vinculados ou não a uma organização. O consultor vinculado a uma organização, aquele que se dedica exclusivamente, pode ser chamado de consultor interno, e aquele que atua em várias organizações sem vínculo, consultor externo.

Consultoria Interna
Refere-se ao “conjunto de atividades desempenhadas pelo profissional que faz parte do quadro efetivo de empregados da organização. Ele mantém, portanto, um vínculo contratual com a organização, ainda que tal posição ou cargo na arquitetura existente se mostre secundário” (LEITE et al, 2005)
 
Consultoria Externa
Refere-se ao fato de que “a relação Consultor– Cliente tem prazo determinado de duração e o profissional não pertence aos quadros, não mantém nenhum vínculo contratual formal, nem subordinação funcional, a rigor, de um tipo de parceria” (LEITE et al, 2005).

Vantagens e desvantagens entre os tipos de consultoria  
O consultor interno pode ter vantagens sobre o conhecimento e vivencia com os procedimentos internos, possuir maior conhecimento sobre os aspectos informais. Em contrapartida tal consultor carece de atualização pratica. Tendo seus conhecimentos adquiridos de maneira teórica, por não ter a oportunidade de aplicar esses conhecimentos em diferente casos e empresas. O consultor geralmente possui menos experiência que o consultor externo.
O consultor externo possui maior conhecimento e experiência pratica por aplicar seus conhecimentos em diversificados casos e empresas. Em contrapartida ao contrário do consultor interno, este pode correr maiores riscos.
 
ETAPAS DE UMA CONSULTORIA EMPRESARIAL  
 Uma consultoria empresarial precisa ser estruturada e bem elaborada, tenho uma sequência lógica e precisa do trabalho. Deve-se então seguir um cronograma.  
Inicia-se desde o primeiro contato com o cliente, uma reunião de apresentação entre cliente e consultor, até a finalização definitiva do trabalho de consultoria, garantindo a correta execução das estratégias e planos de ações e da qualidade do serviço prestado.  
A consultoria pode ser divididas em 9 etapas: Apresentação da consultoria, negociação e contrato inicial, coleta de dado, compreensão dos objetivos e elaboração do plano de ação, apresentação do plano de ações, execução das ações, apresentação dos serviços executados, conclusão e
apresentação dos serviços executados, monitoramento pós consultoria e garantia dos serviços executados. Abaixo cada etapa detalhada:

Apresentação da consultoria  
Nesta etapa o consultor tem seu primeiro contato com o cliente, apresentandoo a consultoria, suas metodologias aplicadas, portfólio de serviços, qualidades, experiências e resultados alcançados em trabalhos prévios.

Negociação e Contrato Inicial
Após a apresentação, o consultor realiza a proposta de venda, explicando todos os pontos e como serão realizadas as fases que virão a seguir. Nesta etapa o foco deve ficar na explicação e no detalhamento, visto que é o momento em que o cliente decide ou não contratar a consultoria empresarial.

Coleta de dados
Está é uma etapa de grande importância na consultoria, onde o consultor coleta dados de todos setores da empresa, analisando criteriosamente todos os pontos positivos e negativos, internos e externos. A extração e diagnóstico pode ser realizado através de ferramentas da administração, como, analise de SWOT, matriz GUT, diagrama de PARETO ou diagrama de ISHIKAWA.  

Compreensão dos objetivos e elaboração do plano de ação
Trata-se de uma exploração de fatos, dos objetivos empresariais e uma análise criteriosa da cultura organizacional da empresa. Elaborando através da exploração dos fatos e analise o plano de ação, que especifica ações a serem tomadas, o tempo necessário e os responsáveis pela execução, pode ser elaborado através da ferramenta 5W2H ou do ciclo PDCA

Apresentação do plano de ações 
Após a compreensão dos objetivos e elaboração do plano de ação, o consultor apresenta ao gestor como será executado o trabalho, para uma conscientização e harmonização entre as partes.

Execução das ações.
Basicamente, nesta etapa coloca-se em prática as ações previamente planejadas durante a elaboração do plano. É importante salientarmos três questões: o apoio do alto escalão da empresa, o gerenciamento do processo de mudança (deve existir uma conscientização pelos integrantes da empresa em relação à mudança, assim como um alinhamento entre a mesma e a cultura organizacional da companhia). A consultoria prestada deve-se atentar também ao cronograma estabelecido, pois deve cumprir rigorosamente os prazos planejados.

Apresentação dos serviços executados
Apresenta-se ao gestor relatórios comprobatórios sobre os serviços executados e seus respectivos resultados.

Conclusão e apresentação dos serviços executados
Etapa de conclusão e demonstração de relatórios referentes aos serviços implantados e métodos aplicados.

Monitoramento pós consultoria e garantia dos serviços executados
Consistem em monitorar a empresa após a consultoria para garantir que a metodologia aplicada seja continua e para consolidação da satisfação do cliente.

ASPECTOS PERTINENTES AO PERFIL DE UM CONSULTOR EMPRESARIAL

Ser um consultor empresarial, trata-se de obter características especificas e fundamentais para um bom desempenho na prestação do serviço. Vários autores expõe o perfil de um consultor empresarial, o aspectos mais expostos são:

 Bom nível de cultura geral;

 Ter visão de administração;

 Ser generalista com forte especialização;
 Estar voltado para as necessidades do mercado;

 Habilidades de negociador;

 Empatia;

 Autoconfiança;

 Objetividade;

 Ter visão de curto e de longo prazo;

 Gosto pela pesquisa e interesse pelo negócio da empresa;

 Comportamento ético; 

 Racionalidade e isenção;

 Pensamento estratégico;

 Ênfase nas pessoas;

 Habilidade nas relações interpessoais (saber ouvir, se relacionar com as pessoas, ser aberto à críticas e sugestões, saber resolver conflitos, para ter o comprometimento das pessoas);

 Liderança de equipes;

 Estabelecer uma relação de confiança e parceria com a empresa-cliente, estando presente sempre que necessário;

 Ser um facilitador de mudanças;

 Saber buscar e consolidar informações;

 Capacidade de deduzir, formular hipóteses e chegar a conclusões baseado em fatos e dados;

 Fazer bons diagnósticos;

 Propor ações que vão à raiz do problema;

 Comprometimento com os resultados;

 Capacidade de lidar com imprevistos para desenvolver situações alternativas;

 Saber trabalhar com erros;

 Habilidade para assumir riscos e enfrentar resistências;

 Reconhecer as suas limitações e;

 Acompanhamento constante do processo de consultoria (feedback). 

(MOCSÁNYI, 1997; CASE, 1997; ORLICKAS, 1999; OLIVEIRA, 1999; ELTZ, 1999; JUNQUEIRA, 1999).

O consultor também deve obter um abrangente conhecimento de todos processo de consultoria e mercado, envolvendo partes internas e externas.
“Um perfil generalista com visão especialista é fundamental ao consultor, uma vez que o que se espera dele é que tenha uma visão abrangente do mercado, concorrentes, clientes, sistemas de gestão organizacional e comportamental, tecnologia e processos, pois suas propostas são, naturalmente, interagentes com outras atividades da empresa cliente e; elevado conhecimento a respeito de tecnologias e técnicas inerentes ao foco de sua consultoria, o que o habilita a compreender o conjunto, fazer o diagnóstico e oferecer soluções específicas. A atividade de consultoria exige 70% de estratégia e 30% de técnica.” (MOCSÁNYI, 1997; CASE, 1997; OLIVEIRA, 1999; CATHO).
Segundo Peter Block (1991), "o consultor é uma pessoa que, por sua habilidade, postura e posição, tem o poder de influência sobre pessoas, grupos e organizações, mas não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação".
Orlickas, ressalta a importância da especialização do consultor para o aconselhamento correto.
Na busca do conselho correto, a especialização é ressaltada por Orlickas (1998, p22) ao afirmar que consultoria “[...] de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por meio de profissional muito qualificado e conhecer do tema, provido de remuneração por hora ou projeto, para um determinado cliente.” (apud JACINTHO, 2004 p.28)

O QUE AS ORGANIZAÇÕES BUSCAM NA CONSULTORIA EMPRESARIAL
 
Diante das variáveis econômicas no mercado, problemas e situações indesejadas são comuns nas organizações, fugindo do controle dos gestores as rédeas da empresa. Neste contexto, a consultoria torna-se aliada da gestão
para o controle e planejamento organizacional, sendo uma ferramenta a mais para a tomada de decisões.  
Catho (1999) identifica a busca de auxílio para a interpretação, por parte da empresa cliente, de alterações significativas sofridas pelo seu mercado de atuação, para possíveis projetos de expansão, diversificação e inovação tecnológica dos acionistas e treinamento de pessoal a fim de contornar divisões na alta gerência em relação ao planejamento estratégico, incrementando o processo motivacional e de liderança.
Para alcançar um potencial competitivo, as organizações estão atentas cada vez mais a importância do consultor empresarial.  
Diante destes aspectos a consultoria auxilia a busca pelo crescimento através de novas práticas e aperfeiçoamento de metodologias, sendo um ponto de apoio para o gestor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que a consultoria no seu sentido logico está presente em toda nossa vida, desde a infância. Mas só teve expansão no mundo corporativo a partir dos anos 50 após a crise bancaria nos Estados Unidos.
 O simples fato de pedir sugestões sobre uma roupa para usar, pedir um conselho de como agir, torna-se uma forma de consultoria em nosso dia-a-dia.  
A consultoria passa a ser uma ferramenta a mais e indispensável na gestão, diagnosticando e solucionando problemas organizacionais, mas é importante salientarmos que a consultoria empresaria tem o papel de aconselhar os gestores nas tomadas de decisões e não tem poder direto sobre a empresa, sendo um ponto de apoio para a gestão.
“Consultoria empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, que assume a responsabilidade de auxiliar as pessoas nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação.” (Oliveira, 2011, p. 45).
Hoje em dia ainda existem empresas que desconhecem o trabalho e importância do consultor empresarial, em alguns dados observamos, estão as micros e pequenas empresas como as principais que não confiam em uma consultoria empresarial, sendo também observada em outros dados estatísticos, por serem grande parte das empresas que decretam falência precocemente.  
Nesta problemática a atuação do consultor é indispensável, para ajudar os micros e pequenos empreendedores, como lidar com o mercado e passar seus conhecimentos e experiências vivenciais.
Findamos então que o consultor em seu processo de consultoria, não se aplica apenas em solucionar problemas, mas em prevenir e ajudar empresas a se estabelecer e permanecer no mercado.
 A profissão do consultor empresarial vem crescendo cada vez mais, com economias imprevisíveis e oscilantes a procura por estes profissionais tem sido grande, gerando cada vez mais adeptos a profissão.
A realidade passa a modificar o conceito arraigado de emprego que permeou o século XX e está sendo orientada para o resgate do que efetivamente significa trabalho. Nesse contexto, o profissional de qualquer área precisa ter em mente que, se agregar valor a si mesmo e às organizações, tornar-se-á sempre empregável. A empregabilidade oferece a alternativa da consultoria como forma de prestação de serviços e como oportunidade de trabalhar por conta própria, de ser auto empregável, capaz de gerar interesse em várias organizações que se reestruturam para o futuro, por meio de processos de terceirização de nível elevado e de fazer o melhor possível nas três áreas-base de uma organização: a produtividade, as relações e a qualidade. Um profissional orientado para o futuro, que tenha posse de conhecimentos e de informações sobre a realidade do mercado, pode criar uma carreira de prosperidade em meio ao desemprego generalizado (CASE, 1997).
 
 
REFERENCIAS  
BLOCK, Peter. Consultoria: o desafio da liberdade. São Paulo: Makron Books, 2001.JACINTHO, Paulo
MACSÁNYI, D. C. Consultoria: o que fazer, como vender – marketing, vendas e execução. São Paulo: Editora Gente, 1997.
OLIVEIRA, D. P. R. de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia, práticas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999. Elaine, Jeniffer. Marvin Bower o Pai da Consultoria, 2015. Portal gestão. 18 de fevereiro de 2015. www.portal-gestao.com
São Paulo: Atlas, 2001.PEREIRA, Maria J. L. B. Na cova dos leões: o consultor como facilitador do processo decisório empresarial.  
JUNQUEIRA, L. A. C. Cada empresa tem o consultor que merece: como otimizar as relações entre clientes e consultores. São Paulo: Editora Gente, 1999.  
 
OLIVEIRA, D. P. R. de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia, práticas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999.  
 
ORLICKAS, E. Consultoria interna de recursos humanos: conceitos, cases e estratégias. 4 ed. São Paulo: Makron Books, 1999.  
 
CATHO. Consultoria, opção crescente entre os executivos. Disponível em: . Acesso em: 22/10/1999.  
 
CATHO. Cinco passos para a carreira de consultor. Disponível em:. Acesso em: 29/10/1999.

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