O livro a estratégia do oceano azul, traz a proposta de criar novos mercados com uma proposta de valor, levando em consideração o seu mercado de atuação, pontos fortes e pontos fracos, criar inovação, explorar seus diferenciais e apostar neles. Para tanto, é necessário realizar uma pesquisa de mercado e buscar aperfeiçoamento e comparabilidade junto a sua concorrência. Esta, com certeza é uma maneira inteligente e oportuna de conhecer e refletir a fundo sobre sua empresa ou negócio. É uma excelente ferramenta, fácil de ser usada e que pode trazer muitos benefícios para sua empresa, estratégia de negócios e mercado de atuação. E por que benchmarking? Ora, vamos entender o que é benchmarking. Portando, vamos descrever sua definição, que segundo o palestrante e economista, HILSDORF, Carlos (2010):
“Benchmarking é uma ferramenta de gestão que consiste na mensuração da performance de uma organização, permitindo que ela compare sua eficiência com a de outras organizações, frequentemente com a empresa líder do segmento ou outro concorrente muito relevante.
Esta prática não significa copiar o que a concorrência está fazendo, mas aprender com ela através da observação e comparação das melhores práticas. O benchmarking pode e deve ser utilizado mesmo quando buscamos um posicionamento competitivo de unicidade (sermos reconhecidos como únicos, à parte da concorrência). Por isso, é fundamental compreender que benchmarking visa a utilização de inteligência competitiva para atingir uma posição estratégica privilegiada. Além disso, é preciso ter em mente que benchmarking não é uma ação isolada, mas sim um processo contínuo. ”
Já que definimos o que é benchmarking, então o que é um “oceano azul” no mundo dos negócios? Pois bem, para os autores do livro acima citado, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, definem o “oceano azul” como a criação de um espaço de mercado favorável ao seu negócio ou a sua própria inovação, distanciando-se da sua concorrência e ou tornando ela irrelevante. Como forma bem objetiva de definir o “oceano azul” e a diferenciar do “oceano vermelho”, que seria um mercado de alta concorrência, temos o seguinte quadro extraído do livro:
Estratégia do oceano vermelho |
Estratégia do oceano Azul |
Competir nos espaços de mercado existentes. |
Criar espaços de mercado inexploráveis. |
Vencer os concorrentes. |
Tornar a concorrência irrelevante. |
Aproveitar a demanda existente. |
Criar e capturar a nova demanda. |
Exercer o trade-off valor-custo. |
Romper o trade-off valor-custo. |
Alinhar todo o sistema de atividades da empresa com sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo. |
Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo. |
Dentro deste livro, também é possível entender os 6 princípios que envolvem a estratégia do oceano azul, que são:
Princípios de formulação |
Fatores de risco atenuados por cada princípio |
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Risco da busca Risco do planejamento Risco da escala Risco do modelo de negócios |
Princípios de execução |
Fatores de risco atenuados por cada princípio |
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Risco organizacional. Risco da gestão |
O quadro acima, apresenta os seis princípios que impulsionam a formulação e a execução bem-sucedida da estratégia do oceano azul, pois apresenta os riscos envolvidos em cada princípio. Abaixo trago um exemplo de curva de valor, para fins didático e reflexivos em como ele é feito na pratica.
Note que você faz uma pontuação de atributos da sua empresa com as empresas de seus concorrentes. Realizando esta avaliação, com pontuações que vão de 1 a 10, você pode verificar a curva de valor que é criada e quão bem colocado em alguns atributos você está diante da sua concorrência. Lembre-se, não existe mercado perfeito.
A realização de um benchmarking, consiste em melhorar sua empresa, seus processos e modelo de negócio e estratégias competitivas, conforme já mencionado por HILSDORF e não fazendo sentido a cópia do modelo já praticado e consagrado de seu concorrente, cada empresa possui um know-how diferente, técnicas para realização de determinados métodos e processos. Desta forma, com um uso sincero da curva de valor, em um processo de benchmarking e suas fases (planejamento, levantamento de dados, análise, adaptação e implementação), analisando de forma criteriosa cada atributo de seus potenciais concorrentes em comparação com os seus, é possível identificar estes pontos de melhoria e inovação, e até mesmo encontrar oportunidades em um mercado altamente competitivo.