x

Societário

REDESIM: Poderiam alterar o nome para BUROCRASIM

Caros amigos de profissão, escrevo aqui mais como forma de desabafo, tamanho desrespeito com quem depende deste falho sistema burocrático brasileiro.

08/01/2019 10:43

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
REDESIM: Poderiam alterar o nome para BUROCRASIM

REDESIM: Poderiam alterar o nome para BUROCRASIM

Caros amigos de profissão, escrevo aqui mais como forma de desabafo, tamanho desrespeito com quem depende deste falho sistema burocrático brasileiro.

Como se já não bastasse o excesso de procedimentos que um empresário deve cumprir para obter o registro e regularização de sua empresa, registro em Junta Comercial, Receita Federal, Estado, Prefeitura, Caixa Econômica Federal, INSS, Alvará de Funcionamento, Cetesb, entre outros, ainda temos que lidar com a ineficiência de um sistema falho e que a cada dia sofre atualizações que complicam ainda mais a vida de seus usuários.

Comparado a um mercado internacional, a burocracia brasileira se torna um grande obstáculo para o empreendedorismo.

Porém, o que noticiam em propagandas e discursos nos meios de comunicações seria a tão sonhada “abertura de empresa em apenas 5 dias”, porém, sabemos que esta realidade é bem diferente.

Como explicamos ao nosso cliente que não é desta forma que as coisas andam? Como explicar que precisamos consultar a viabilidade do pretendido negócio, aguardar a liberação desta viabilidade, aceitar esta liberação, depois aguardar o processamento pela Receita Federal, para assim liberarem uma chave de acesso (número de controle), qual teremos que efetuar o processo junto à Receita Federal solicitando o CNPJ da pretendida empresa.

Claro, que contando com toda sorte do mundo, para que este mesmo processo não precise de uma análise da Secretaria da Fazenda – SEFAZ (em casos de que a pretendida empresa dependa de Inscrição Estadual) do qual já cheguei a esperar cerca de 30 (trinta), onde constava no andamento da solicitação o seguinte despacho: “Aguardando verificações complementares”.

Após estas “verificações complementares” exigem diversos documentos do qual temos que apresentar junto a SEFAZ (Posto Fiscal da Jurisdição) do qual aguardamos mais cerca 15 dias para a análise desta documentação, deferimento e liberação do Protocolo de Transmissão do CNPJ, ou mais famoso, DBE.

Isso mesmo, podemos colocar na conta cerca de 45 dias para a obtenção de um CNPJ, falo isso pelo menos em São Paulo, capital.

Como se não bastasse tudo isso acima, agora foi criado a Área do Usuário Redesim, do qual para uma simples consulta sobre o andamento do seu processo precisamos realizar um cadastro com acesso de login e senha.

Tal Aréa do usuário promete facilitar a vida de empreendedores e dos profissionais que trabalham com abertura, alteração e baixa de empresas por meio de oferta de serviços e consultas que se tornam possíveis somente com a autenticação do usuário.

 

Desde que entrou em vigor este novo sistema, alguém já conseguiu realizar algum serviço ofertado? Porque pelo menos eu estou a cerca de 4 (quatro) dias tentando realizar uma simples “consulta de pedido de CNPJ” e não consigo nem mesmo logar no tal Sistema, quanto mais realizar esta consulta.

Desculpem o desabafo, porém, aceito ajuda e sugestões de como defender aos meus cliente a “Abertura de empresas em apenas 5 dias”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.