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ARTIGO TRIBUTÁRIO

Como fazer sua primeira venda como empreendedor tributário

Neste artigo, o especialista comenta sobre o empreendedorismo tributário e porque ele é uma área que está em ascensão.

31/08/2023 13:30

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Como fazer sua primeira venda como empreendedor tributário

Como fazer sua primeira venda como empreendedor tributário Foto: Kampus Production/Pexels

Muitos profissionais da área contábil ou jurídica encontram, hoje, no empreendedorismo tributário um novo segmento para seguir. Além de apresentar muita lucratividade, a área é promissora e tem crescido cada vez mais, possibilitando a criação de novos negócios.

E, hoje, eu quero compartilhar com vocês um pouco do meu conhecimento de mais de 20 anos no ramo. São dicas para quem deseja se tornar empreendedor tributário, mas ainda não sabe por onde começar, quais são os principais desafios e como realizar vendas.

São conselhos que eu gostaria de ter ouvido quando comecei, então preste muita atenção! Eles serão essenciais para o sucesso da sua carreira.

8 dicas de como ser um empreendedor tributário de sucesso

1 - Dê o primeiro passo: estude!

A matéria prima de todo crescimento é o estudo. Sem conhecer a fundo o que vamos vender não há maneira de sair do lugar. Portanto, procure saber ao máximo o que é empreendedorismo tributário e como você pode se encaixar nessa área.

Mas atenção, estude com visão de negócio, não com um olhar técnico. Você não precisa saber executar todas as etapas da sua proposta de estratégia. Para isso, o próprio cliente ou você mesmo contará com especialistas para desenvolver a parte prática.

O que precisa estudar e conhecer é o campo no qual o cliente está imerso e como o planejamento vai acontecer, etapa por etapa. Como pensa seu público-alvo? Quais são as condições e normas que o negócio precisa seguir? Como ele se comunica?

São essas questões que devem ser o centro da sua atenção: marketing, gestão da equipe, operação de vendas e toda a parte estratégica da atuação do cliente.

2 - Saiba diferenciar operação de empreendedorismo

Aproveitando que entramos nesse assunto, preciso reforçar esse ponto. Se você quer ser um empreendedor tributário, seu foco será somente o empreendedorismo, nunca realizando nenhuma operação.

O operador cuida apenas da parte de execução, enquanto o empreendedor gerencia todo pensamento estratégico. Portanto, não há problema algum em não saber executar algumas etapas. A princípio, você deve saber quais delas precisam existir para a empresa atingir o sucesso.

Muitos profissionais fracassam porque não entendem que existe essa diferença e tentam fazer um misto de ambos, assumindo funções na empresa enquanto "tenta" empreender. 

Essa somatória nunca dá certo, porque seu foco fica dividido. Desta forma, se você escolheu o caminho do empreendedorismo tributário, apenas empreenda, nada mais!

3 - Encontre um nicho para você atuar

Existem diversos setores no meio corporativo que são nichos potenciais, esperando para serem explorados. Estude-os e escolha aquele que mais combina com seus interesses, ou que te deixa mais confortável de explorar.

A melhor maneira de encontrar uma linha de trabalho é conhecendo a forma de resolver uma dor que muitas pessoas possuem. Por exemplo: pessoas físicas, que possuem dois trabalhos, e têm o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recolhido acima do teto-limite, possuem direito a recuperar essa porcentagem a mais. Ainda assim, dificilmente elas sabem como fazê-lo. 

Este pode ser seu nicho de atuação, promovendo recuperação tributária para os contribuintes que pagaram acima do teto. De qualquer forma, este é apenas um exemplo. Existem uma infinidade de possibilidades, basta você estudar o mercado para encontrar a sua.

E o melhor é que o empreendedorismo tributário pode ser aplicado em qualquer área: saúde, educação, transporte, entretenimento, entre outros. Opções para empreender não vão faltar!

4 - Ofereça uma amostra grátis para depois oferecer seus serviços

Quando somos novos no mercado, é mais difícil vender projetos porque não temos muita autoridade no ramo. Por este motivo, sempre aconselho quem quer empreender a primeiro oferecer uma amostra grátis do serviço para depois, sim, vendê-lo. 

Funciona assim: ao conhecer um potencial cliente, antes de orçar seu serviço, pegue um problema menor que ele esteja enfrentando e resolva-o gratuitamente. Pode ser um auxílio para quitar uma pendência tributária, rever a planilha de documentos para organizá-la, colocar as obrigações com os funcionários em dia ou qualquer outra tarefa útil do dia a dia. O foco, neste caso, é demonstrar o impacto do seu trabalho na empresa dele.

Só então, ao finalizar a amostra com sucesso, você começa a negociação pela venda. O cliente ficará mais propenso a fechar o contrato se demonstrar de forma prática a utilidade do seu serviço.

5 - Faça contatos no mercado para aumentar sua autoridade de negócio

A estratégia de oferecer uma amostra grátis é essencial para fechar vendas, fazer contatos no mercado e ganhar autoridade no seu negócio. 

Ter autoridade em algo é basicamente ser reconhecido pelo entendimento que você tem. Ou seja, empreender com tanto sucesso que o mercado, automaticamente, reconhece que você domina as técnicas que propôs a vender. 

Por isso é tão importante firmar contatos e vínculos com clientes. Além de indicarem para outros profissionais, eles também criam uma relação de confiança com a sua empresa. Consequentemente, isso se torna uma validação para o mercado de que você é uma referência neste setor.

6 - Encontre parceiros com quem você possa dividir as tarefas que não sabe executar

Como dissemos anteriormente, você não precisa executar as funções estabelecidas no plano de ação. Basta saber como montá-las e apresentar toda a estratégia. Deixe a parte prática para pessoas experientes, que sabem.

Você pode pedir indicação do cliente, trabalhando em conjunto com alguém que ele confie, ou fixar parceria com alguma outra equipe, que sempre fará a execução técnica dos serviços. Dividido desta forma, você ficará livre para se preocupar com a gestão das soluções. 

Até mesmo a arte fiscal pode ser sua parceira, oferecendo as melhores soluções em tributações para seus clientes. Muitos empreendedores tributários chegaram até mim como estes parceiros de negócio!

7 - Não seja ganancioso demais

Muitos profissionais acham que vão perder dinheiro adotando o sistema de parceria. É claro que, ao contratar profissionais para executar a parte técnica, precisará pagar uma porcentagem de cada contrato para eles. 

Contudo, não seja ganancioso a ponto de achar que você consegue fazer tudo sozinho para não dividir seus ganhos. Empreender exige trabalho colaborativo, e todos saem ganhando desta forma. Lembre-se da famosa frase: “sozinhos não chegamos a lugar nenhum”.

Lembre-se que 50% de algo é muito maior do que 100% de nada. Aceite trabalhar com outros profissionais parceiros, dividindo os ganhos de maneira previamente acertada. Do contrário, seu negócio tem grandes chances de não prosperar.

8 - Evite competir por contrato com empreendedores mais experientes

Ao começar um negócio, você precisa aceitar que existem outros profissionais com mais experiência e conhecimento de mercado que você. Decerto, eles são sempre os favoritos na disputa por contratos maiores.

Evite comprar essa briga. Ao ver que um cliente está muito mais propenso a aceitar a proposta de um empreendedor mais experiente que você, agradeça a oportunidade e saia da disputa. Não queira ser envolvido em um leilão onde, certamente, há favorecimento para um dos lados.

Você sabe o valor do seu trabalho. Não o diminua para encaixar em uma proposta que só vai te fazer perder tempo e dinheiro. Existem outros contratos que você pode vencer sem precisar se desvalorizar. Aposte neles, pois o crescimento é só uma questão de tempo!

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