x

EMPREENDIMENTO

Falências e fracassos, por que ocorrem?

Os cuidados que todos devem ter ao se propor a empreender, em um negocio e atividade.

04/09/2023 19:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Falências e fracassos, por que ocorrem?

Falências e fracassos, por que ocorrem? Foto: Nicola Barts/Pexels

Todo empreendedor, mesmo ja tendo seu negocio, ou ainda planejando terem breve, nescessita de estar preparado, para atingir seus objetivos, e traçar suas metas com visao realista e responsavel. Ter coragem sim de fazer aquilo a que se propoe, entretanto e preciso observar, as regras para se alcançar e #manter o seu negocio. Abrir na euforia, ou na nescessidade, nao e aconselhavel, pois de açodamento nada sai adequadamente perfeito. Os pontos cruciais no meu entender, como consultor empressarial a longa data,e que observamos em nosso trabalho, sao os seguintes;

1 - Conhecimento prático e técnico da atividade escolhida

Muitos empreendedores, se lançam a um negocio, sem o devido conhecimento do mesmo, ou seja, por vezes partem de simples reciocinio que se fulano deu certo eu tambem posso dar, em determinada atividade. Ou seja nao verifica se tem conhecimento que o fulano tem ou adquiriu sobre a atividade e o negocio em si. Conhecer o caminho onde pisa, e fundamental, pois so se caminha bem quando se conhece o mesmo. Pois as passadas serao firmes, e nao oscilantes., preferencialmente se adquire conhecimento trabalhando naquele ramo de negocio, ou que tenha tido uma consultoria idonea, para avaliar suas possibilidade no proposito almejado.

2- Estar adequadamente capacitado para ser um empreendedor

Não basta, ter um projeto, uma ideia e ate mesmo Capital suficiente, bem como experiencia tecnica do assunto, adquirido em empregos e/ou sociedades etc.. E preciso estar capacitado a enfrentar os desafios que surgem , no tocar do negocio surgiram situaçoes nas quais o individuo como empregado por exemplo, jamais teve acesso,  mesmo como socio, pois nao estava afeto aos mesmos em suas funçoes, entao e preciso de preparar. Pois nao adquiriu essa preparaçao em suas atribuiçoes anteriores, nas quais adquiriu experiencia, mas somente do negocio em parte, ou seja nao atuava em todas as areas do negocio. Da administraçao , ou distribuiçao, ou do marketing, enfim  sao # "N" coisas que e preciso se capacitar.

3- Planejamento a alma do negócio seja grande ou pequeno

Toda atividade humana, seja ela a que for, requer planejamento, da mais simples, as mais complexas, um exemplo a dona de casa para ir ao super mercado fazer as compras, deve fazer sua lista de compras, se possivel fazer tambem o planejamento do melhor dia para as mesmas, etc., para isso requer conhecimentos diversos, Da mesma forma e um negocio empressarial, tem que ter planejamento desde o inicio e sempre, e o mesmo vai se modificando e aperfeiçoando, conforme as solicitudes e dificuldades que se apresentam ao longo das atividades desenvolvidas e seus resultados. Ou seja um bom planejamento nao pode ser rigido, mas sim flexivel, conforme as mudanças ocorridas no contexto geral do negocio em andamento. Para isso deve ser acompanhado periodicamente, e os ajustes quando necessario devem ser feitos, e medida suas consequencias no ambito geral do Planejado.

4- Cuidados financeiros e com o crédito do negócio

Todos nos sejamos pessoas fisicas e ou juridicas, temos que ter absoluto cuidado com nossas operaçoes financeiras,ou seja nao fazer ou tomar compromisso financeiro sem uma avaliaçao correta do mesmo. Pois se dermos passos alem das pernas, poderemos cair, e dependendo da queda, a mesma pode ser grave ou nao. Portanto ao fazer uma compra, ou utlizar seu credito e preciso avalair corretamente, como se processara a quitaçao do mesmo.Pois muitas pessoas e empresas, entram em desespero total devido as dividas contraidas sem o devido cuidado e planejamento .Se perdermos o credito, tudo se torna mais dificil para as atividades. Pois os controles de credito existem e sao atuantes, e objetivam expurgar os maus pagadores das relaçoes comerciais, para isso A SERASA, o CADIN e outras entidades semelhantes, vasculham e expoem os devedores, de forma a cercear o credito das mesmas e proteger os financiadores comerciais. Logo acautelem-se quanto a isso, pois e um cuidado fundamental, o que leva empresas a falencia, sao exatamente as dividas, nao so com credores comercias como com o poder publico, com relaçao aos tributos devidos.

5- Com a evolução tecnológica e as alterações políticas mundiais, tem que estar atualizados

Com a constante evoluçao tecnologica, e as ciencias de um modo geral, novoas maquinas, novos processos,novas materiasi primas, enfim # "N" coisas acontecendo, e preciso estar conectado, com toda essa evoluçao, para poder acompanhar e nao ser pego desprevenido quando as mesmas, portanto tem que ter reserva para emergencias, reservas financeiras e principalmente de #CREDITO. As mudanças nas politicas comerciais mundiais, por vezes afetam tambem os negocios de um modo geral independentemente de ser um negocio que exporta ou importa, e preciso estar ligado nisso tambem.

6- Consultoria e apoio técnico são fundamentais

Com tantos cuidados a serem tomados, desde o projeto inicial, e no andamento dos negocios, e fundamental, contar com apoio tecnico profissional, e com equipe (qundo possivel ) multidisciplinar, pois os negocios hoje em dia, dependem de inumeros fatores, para que se obtenha o sucesso do mesmo. Por isso tenham em mente que ninguem sabe tudo, mas que uma boa equipe soma conhecimentos, os quais sao importantes para alavancar os objetivos do empreendedor. No inicio se tem dificuldades financeiras, procure apoio de orgaos como o SEBRAE e outros existentes, entidades de classe etc., e ate Secretarias de Governo, que terao apoio certamente.       

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.