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Na contramão do Custo Brasil, BPO atua na qualificação dos jovens profissionais

Segmento de Business Process Outsourcing (BPO) desempenha papel de destaque na qualificação da mão de obra jovem no Brasil, uma das grandes lacunas do Custo Brasil

05/09/2023 18:00

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BPO atua na qualificação dos jovens profissionais

Na contramão do Custo Brasil, BPO atua na qualificação dos jovens profissionais Foto: Canva Studio/Pexels

O segmento de Business Process Outsourcing (BPO) tem desempenhado papel fundamental na economia brasileira, proporcionando a primeira oportunidade de emprego e promovendo a qualificação profissional de jovens em todo o País. Levantamento realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Fundação Getúlio Vargas, revelou que a qualificação de mão de obra representa, atualmente, 8% do Custo Brasil.

Dentro do setor de serviços, o BPO engloba as atividades terceirizadas de contabilidade; consultoria e auditoria contábil e tributária; consultoria em gestão empresarial; serviços combinados de escritório e apoio administrativo; preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados. 

Uma das principais características do BPO é sua capacidade de absorver mão de obra jovem. Segundo o Panorama do Ramo de Serviços de Apoio Administrativo, realizado pela Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa), cerca de 36% dos profissionais que atuam nessa área possuem entre 18 e 29 anos. O levantamento foi feito com base nos dados de 2010 a 2021 da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) , analisados pelo professor Victor Pelaez, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Como contraponto, o levantamento do Custo Brasil apontou que, hoje, o ensino técnico profissionalizante tem penetração de 10% a 12% entre os jovens que estão concluindo o ensino médio. Em países desenvolvidos, esse percentual alcança 45%. Essa estatística evidencia o importante papel desempenhado pelo BPO ao oferecer oportunidades para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho ou buscando adquirir experiência e qualificação.

A primeira oportunidade de emprego é essencial para o desenvolvimento profissional dos jovens. Muitas vezes, eles enfrentam a dificuldade de ingressar no mercado de trabalho devido à falta de experiência. Nesse sentido, o BPO se destaca por abrir portas para esses jovens talentos, oferecendo-lhes a oportunidade de adquirir habilidades valiosas e conhecer o funcionamento de diferentes setores da economia.

Além de proporcionar a primeira experiência profissional, o BPO também contribui significativamente para a qualificação dos jovens. As empresas investem em treinamentos e capacitações para garantir que os profissionais estejam aptos a desempenhar suas funções de forma eficiente e produtiva. Dessa forma, os jovens têm a oportunidade de adquirir conhecimentos específicos da área em que estão atuando, além de desenvolver competências como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas. 

O investimento na qualificação profissional dos jovens não apenas beneficia os próprios indivíduos, mas também promove o crescimento do BPO e impulsiona a economia como um todo. Profissionais qualificados aumentam a produtividade das empresas, melhoram a qualidade dos serviços prestados e contribuem para a competitividade do País no mercado global. 

Além do conhecimento específico da profissão, o BPO que emprega e valoriza a educação formal. Nesse sentido, ao longo do período 2010-21, o pessoal com formação no ensino médio prevaleceu no BPO, com uma taxa de crescimento de 138%. Já o segundo estrato mais relevante em termos de pessoal ocupado, o de ensino superior completo, apresentou crescimento bem mais acentuado, da ordem de 220%. Os demais estratos (fundamental completo e pós-graduação) permaneceram proporcionalmente menos significativos.

Identifica-se, contudo, um ritmo de crescimento bem mais intenso do pessoal com pós-graduação, da ordem de 470%, enquanto a taxa de crescimento do pessoal com fundamental completo apresentou o menor ritmo, da ordem de 58%. Esses indicadores revelam tendência de qualificação do pessoal de BPO, com taxas de crescimento maiores nos níveis de maior grau de ensino.

Pode-se identificar que os dois ramos de BPO com pessoal mais qualificado são os de consultoria em gestão empresarial e de consultoria e auditoria contábil e tributária. Ambos apresentam maior proporção de pessoal com ensino superior completo, 53% e 68%, respectivamente. E o primeiro apresenta a maior proporção de pessoal com pós-graduação (1,5%).

Tais dados ganham ainda mais relevância diante da empregabilidade do setor. Segundo o Panorama, entre 2010 e 2021, a taxa de crescimento do emprego no Brasil foi de 13%. No BPO, o mesmo indicador teve expansão de 149%, 11 vezes superior à soma nacional.

Portanto, é fundamental reconhecer o importante papel desempenhado pelo BPO na geração de empregos e na qualificação profissional dos jovens brasileiros. Essa área tem se mostrado uma aliada no combate ao desemprego juvenil e na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. É necessário que sejam incentivadas políticas públicas e parcerias entre empresas, governo e instituições educacionais para fortalecer ainda mais esse segmento e maximizar os benefícios para a sociedade como um todo.

Por: Carmen Granja, diretora de expansão da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa) e sócia da JF Granja Contabilidade

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