A reforma tributaria em andamento no congresso, cria em todos nós uma expectativa muito grande, pois dependendo do que for aprovado, seremos afetados de uma forma ou de outra. Cabe entao aos interessados, empressarios ou nao, que façam um acompanhamento das mesmas, a fim de se organizar com as consequencias das mesmas., e nao ser pego de surpresa.
É importante frizar, que há de se avaliar as mesmas, dentro do cenario atual, e de cenarios futuros projetados, num contexto maior, bem como na analise do quadro mundial, e nao somente no local. Pois somos um pais que tem muita dependencia do que ocorre no mundo em funçao de nossas exportaçoes.
Consequentemente, toda reforma seja ela qual for, mas principalmente a tributária, traz consequencias, principalmente na composição dos custos de produção e comercialização dos bens e mercadorias em geral. Daí o Cuidado, que temos que ter com o que pode advir dessas mudanças nos tributos, bem como na forma de se apurar os mesmos.
É de conhecimento geral, o cipoal e a floresta tributária nacional, o que nos coloca em péssima situação no campo mundial em termos de burrocracia, e de custos da carga tributária.. Desestimulando os investimentos do exterior, bem como os nacionais, pela insegurança para se cumprir a infinidade de obrigações ligadas aos tributos, em todos os niveis de governo, federal, estadual e municipal. Criam uma infinidade de normas, interpretações, enfim um verdadeiro pandemonio, que com isso sobrecarrega, a tao ja sobrecarregada Justiça brasileira, e que por vezes, levam anos para interpretar os questionamentos juridicos, o que causa toda essa insegurança juridica.
Em vista do exposto acima, é aconselhavel, que acompanhem o andamento desses processos de aprovação das propostas, bem como as consequencias das mesmas, dentro do cenário atual, e de cenários futuros. Em suma, façam seus planejamentos, pois quem se previne antes, sempre obtem melhores resultados, quem nao se planeja certamente terá mais dificuldades, com as novidades advindas da reforma.
Procurem sempre, auxílio, caso não se sintam capazes ou habilitados a lidar com o problema, os profissionais existem, e em sua maioria entendem do assunto, bons economistas, contadores, administradores, advogados, enfim uma gama de profissionais, de acordo com sua atividade, pois os cenários são distintos em suas especialidades e atividades.
*Manoel Luiz Ribeiro Silva
Contador e Administrador de Empresas.
Empressario Contabil.