O grupo de meliantes digitais intitulado ALPHV/BlackCat, que faz parte de um ecossistema de crimes cibernéticos, criaram um novo tipo de golpe, entenda como funciona.
Eles usam o Google Ads, ou seja, anúncios do Google, enquanto as pessoas navegam na internet, oferecendo gratuitamente um software que resolve seu problema.
São vários “produtos” oferecidos gratuitamente.
O foco principal são empresas que tratam dados sensíveis, como operadores de saúde, escritórios de advocacia, entre outros.
Ao clicar e baixar esse aplicativo que vai “facilitar a vida” daquela empresa, na verdade, o usuário está instalando “malware”.
Esses profissionais, muitas vezes pensando que estão baixando software legítimo, involuntariamente instalam o malware Nitrogen, que serve como malware de acesso inicial, fornecendo aos intrusos um ponto de apoio no ambiente de TI da empresa alvo.
É um novo tipo de golpe baseado em navegação na internet, em que os usuários baixam malware sem saber enquanto navegam e, isso está se tornando uma tendência preocupante.
E como fazer para resolver esse novo problema?
O treinamento constante com toda a equipe é fundamental.
Muitas empresas acham que deram treinamento uma vez na vida e está tudo bem, não está!
Os meliantes digitais não param de se aperfeiçoar para que seus golpes deem certo e as empresas precisam treinar seus empregados e contratados sobre essas atualizações nas operações de engenharia social constantemente!
O treinamento nunca é demais e saiba que, quando você está treinando sua equipe sobre um golpe, já tem mais cem outros golpes sendo planejados.
Assim, a prática do treinamento deve ser constante!
Conhecimento é poder em potencial. Por que poder em potencial?
Porque conhecimento sem aplicação na prática é só um conhecimento.
Mas quando o conhecimento é disseminado e se transforma em sabedoria e prática, aí sim é um poder.
Torne sua equipe poderosa com conhecimento aplicado na prática e sua empresa estará menos vulnerável aos ataques constantes.
Lembre-se, os dados que sua empresa trata que, às vezes ela não valoriza, estão sendo disputados pelos meliantes digitais.
Todo cuidado é pouco!