Você já ouviu falar sobre a margem de lucro do seu negócio? Por sua vez, avaliar e acompanhar a lucratividade da empresa é um passo essencial para o sucesso.
Afinal de contas, por meio desse processo, você saberá se a sua empresa está se desenvolvendo da forma correta no mercado em questão.
No entanto, um problema visível pelos empreendedores é que ainda ainda há muitas dúvidas sobre como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço.
Como resultado, os empresários se confundem em relação ao caminho que estão traçando. Afinal, sem calcular a margem de lucro, não é possível saber qual a real situação do seu negócio.
E isso vale para qualquer segmento, seja comércios, indústrias, agências de marketing, entre qualquer outro.
Por essa razão, nós elaboramos este post para explicar com mais detalhes sobre o que é margem de lucro e como fazer seu cálculo corretamente.
Nas próximas linhas, você terá um conhecimento totalmente útil para desenvolver uma boa gestão de preços em sua empresa.
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
O que é a margem de lucro?
De forma básica, a margem de lucro é um indicador financeiro muito utilizado para avaliar a saúde financeira da empresa.
Ele se trata do percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total. Em outras palavras, ela é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro do negócio.
Basicamente, o lucro bruto pode ser considerado a diferença entre o seu faturamento obtido com as vendas dos produtos e serviços e os custos empresariais.
Já a margem de lucro bruto é um percentual obtido da relação entre a receita total e o lucro da sua empresa.
Além da margem lucro bruta, também existe a margem de lucro líquida. A diferença entre elas é que, neste caso, a margem será o valor final após abater todos os custos, como impostos, telefones, despesas com administrativo, entre outros.
Como calcular a margem de lucro?
Para calcular o lucro que sua empresa teve em determinado período, é preciso somar o seu faturamento total e subtrair tudo o que foi gasto para realizar os seus serviços.
A partir dessa informação, você já saberá qual a real situação do seu negócio. Para entendermos melhor, o cálculo da margem de lucro é feito por meio de uma fórmula simples:
margem de lucro = lucro bruto / receitas totais
Para ajudar você a entender melhor, vamos dar um exemplo de uma empresa que faturou R$ 10 mil em um mês e teve custos de R$ 5 mil no mesmo período.
- Receita total: R$ 10.000
- Custos: R$ 5.000
- Lucro: R$ 10.000 - R$ 5.000 = R$ 5.000
- Margem de lucro: R$ 5.000/R$ 10.000 = 0.5 x 100 = 50%
Através desse cálculo, podemos confirmar que a margem de lucro bruto da empresa foi de 50%.
Agora que você já sabe o que é margem de lucro e como calculá-la, o que acha de investir nessa estratégia e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!