x

EMPRESARIAL

A contabilidade empresarial é um jogo de xadrez

A parte fiscal da empresa é como jogo de xadrez, cada passo precisa ser previamente estudado e calculado, desde a abertura da empresa até o dia a dia das atividades empresariais.

07/06/2024 17:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A contabilidade empresarial é um jogo de xadrez

A contabilidade empresarial é um jogo de xadrez

O Xadrez é um jogo em que cada jogada deve ser previamente calculada, e feita de acordo com a estratégia de cada jogador. No ramo empresarial, não é diferente, cada movimento dever previamente calculado, com análise de riscos e possibilidades de redução da carga tributária, isso vai desde a abertura da empresa, com a escolha do regime de tributação adequado, até o local onde será a sede da empresa, tendo em vista que tais fatos também influenciam na carga tributária.Nas partidas de xadrez, um dos objetivos principais é a proteção do Rei e da Rainha, um por ser a peça que, quando perdida o jogo se encerra, e a outra pela versatilidade e variadas possibilidades de movimentos, no ramo empresarial, o objetivo principal é proteger o fluxo de caixa, o lucro, que irá garantir a duração e longevidade da atividade empresarial.

A diferença aqui, é que o jogo de xadrez é individual, já o planejamento tributário para a proteção do caixa da empresa, pode ser realizado de forma coletiva, contando com uma equipe especializada que tenha um advogado tributarista sempre atualizado, e engajado na proteção do patrimônio da empresa.Por fim, podemos verificar que no jogo de xadrez e no direito tributário, é fundamental que os movimentos sejam pensados e calculados com antecedência, evitando a perda de peças fundamentais, e perda de fluxo de caixa. E lembre-se que decisões sem técnica e estratégia podem causar a ruína da empresa e a fim do jogo, por isso tenha sempre um advogado tributarista ao seu lado, pois ele irá auxiliar você desde os primeiros passos, até a rotina diária da atividade empresarial, analisando possibilidades de redução da carga tributária, incentivos fiscais, prazos para cumprimento de obrigações acessórias, ou seja, ele é o responsável por encontrar os melhores caminhos, dentro da legalidade, para aliviar o caixa da sua empresa.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.