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DEMISSÃO

Medir o turnover é ação prioritária para reduzir riscos de desligamentos em startups, aponta especialista

Diretora de RH da Triven explica como o acompanhamento de métricas sobre pedidos de demissão pode ajudar gestores de RH a tomar melhores decisões

04/09/2024 18:30

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Medir o turnover é ação prioritária para reduzir riscos de desligamentos em startups, aponta especialista

Medir o turnover é ação prioritária para reduzir riscos de desligamentos em startups, aponta especialista Foto: StartupStockPhotos/Pexels

De acordo com um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho, a busca por maior reconhecimento na carreira, salários mais altos e menos estresse no dia a dia estão entre os principais motivos que levam funcionários com carteira assinada a pedirem demissão no Brasil. Quem faz a gestão de RH no segmento de startups vê a influência dessas mesmas causas nos pedidos de desligamento - movimentação que ganhou o nome de turnover, ou seja, trata-se da taxa de rotatividade das empresas. 

“Desvalorização salarial, contratações equivocadas, líderes que não correspondem às expectativas, falta de oportunidades de desenvolvimento e distanciamento da cultura organizacional estão entre os principais fatores que impulsionam o turnover em startups”, comenta Lilian Carina, diretora de Recursos Humanos da Triven, empresa de backoffice para pequenos e médios negócios. Desde 2022, a Triven oferece o serviço de RH sob demanda, com a alocação de equipes da área de recursos humanos em empresas que precisam estruturar a área.

Segundo a especialista, ainda que as causas para turnover variem, a responsabilidade costuma ser da própria empresa. “Em certos casos, os gestores podem atribuir a saída do funcionário à falta de desempenho dele. No entanto, é preciso avaliar se a contratação foi correta e se foram criadas as condições necessárias para que a pessoa pudesse se desenvolver e entregar melhores resultados”, explica Lilian. 

Para mitigar o problema - independentemente do que o motivou -, ela diz que a primeira providência a ser adotada pelas empresas é a medição desse turnover. 

“Acompanhar as taxas de rotatividade ao longo do tempo permite a observação de padrões, ajuda a prever problemas futuros de RH e a realizar medidas proativas”, contextualiza. Além disso, ela destaca que a ação permite que gestores avaliem se as estratégias de retenção estão sendo bem-sucedidas ou não.

"Também é importante ressaltar que, em um mercado de trabalho competitivo, a alta rotatividade pode afetar a reputação da empresa. Medir o turnover auxilia no desenvolvimento de uma marca empregadora coerente e positiva. Outro ponto que destaco é a possibilidade de identificação de setores problemáticos. Se o maior número de desligamentos acontece em um departamento específico, por exemplo, o setor de RH precisa entender quais problemas estão acontecendo ali que levam a esse padrão de comportamento", finaliza Lilian Carina.

Fonte: Triven

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