x

ARTIGO PREVIDENCIÁRIO

Turma Nacional de Uniformização fixa tese para aposentadoria por idade

Neste artigo, a especialista comenta sobre a tese para aposentadoria por idade e como o INSS a acolheu.

18/11/2024 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
TNU fixa tese para aposentadoria por idade

Turma Nacional de Uniformização fixa tese para aposentadoria por idade

A Turma Nacional de Uniformização (TNU) tratou de discussão que envolvia a necessidade do cumprimento, ou não, do requisito carência na aposentadoria por idade.

Isso porque, com a Reforma da Previdência (EC 103/2019), os requisitos da aposentadoria por idade deixaram de estar previstos somente em legislação infraconstitucional, para estarem previstos na Constituição.

Entretanto, a Constituição não trata a respeito da necessidade de carência (que é o número mínimo de contribuições/recolhimentos exigidos para obtenção de determinado benefício), para aposentadoria por idade, como a Lei de Benefícios da Previdência prevê.

Dessa forma, instalou-se a discussão a respeito da manutenção ou não do requisito carência na aposentadoria por idade.

A TNU, em sessão de meado de outubro, respondeu a um pedido de uniformização interposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em face de decisão acórdão da Seção Judiciária do Pernambuco que em ação de concessão do benefício de aposentadoria por idade, considerou que seria possível computar as contribuições pagas em atraso após a perda da qualidade de segurado ou ainda quando a primeira contribuição não foi realizada dentro do prazo, sem a aplicação da ressalva prevista no art. 27, II, da Lei n. 8.213/1991. 

A TNU deu provimento ao pedido de uniformização julgando a questão como representativo de controvérsia e fixando a seguinte tese: 

Tema 358: “1. Tempo de contribuição e carência são institutos distintos. 2. Carência condiz com contribuições tempestivas. 3. O art. 18 da EC 103/2019 não dispensa a carência para a concessão de aposentadoria” 

O colegiado recursal da TNU, com voto do relator, juiz federal Giovani Bigolin, acolheu a tese do INSS estabelecendo que para fins de concessão de aposentadoria por idade urbana com DER após a EC 103/2019, permanece a necessidade de cumprimento do requisito da carência, particularmente para quem precisa usar a regra de transição do art. 18 da EC 103, de forma que as contribuições recolhidas em atraso pelo contribuinte individual (relativas ao período entre a perda da qualidade de segurado e a sua requisição) não podem ser computadas para fins de carência.  

Fonte: https://www.cjf.jus.br/cjf/noticias/2024/novembro/turma-nacional-de-uniformizacao-fixa-tese-sobre-beneficio-de-aposentadoria-por-idade

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade