x

Empreendedor

Crédito para financiamento: como funciona?

E você, empreendedor, já analisou a possibilidade de ter uma linha de crédito para financiamento ou empréstimo?

24/08/2021 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Crédito para financiamento: como funciona?

Crédito para financiamento: como funciona? Pexels

A falta de recursos para abertura de uma empresa é o fator predominante que impede novas marcas de conseguirem iniciar no mercado. Independente do segmento, a falta de investimentos pode atrapalhar os planejamentos futuros e suas metas e objetivos devem estar em união com os gastos necessários para realizá-los. É como se utilizasse uma argamassa baritada para juntar as áreas de necessidade.

Muitos profissionais experientes também pensam nesta inovação, afinal, a ampliação da marca é, sem dúvida, um objetivo a ser concretizado.

E você, empreendedor, já analisou a possibilidade de ter uma linha de crédito para financiamento ou empréstimo, certo? Mas como fazer isso? Quais os passos e empecilhos que podem surgir?

Neste texto, responderemos perguntas para auxiliá-lo a conseguir esta facilitação, jogando no descarte de resíduos as chances de falhas referentes aos empréstimos.

Empréstimo e financiamento: quais as diferenças?

Existem alguns fatores a serem compreendidos, antes de analisarmos os pontos para usar seu crédito. Um dos exemplos é entender a diferença entre empréstimo e financiamento.

Ambos podem ser uma mangueira de incêndio, ou seja, que apaga as chamas nas finanças de sua empresa. Mas certas características distanciam um do outro, tais como:

  •         Burocracia;
  •         Prazos;
  •         Processos;
  •         Taxas.

É bom saber que um empréstimo vem para sanar dívidas urgentes que o empreendedor teve, como um rombo de caixa ou pagamento de fornecedores. Não há a necessidade de especificar o porquê está solicitando o valor.

Já no financiamento há esta obrigatoriedade. Além do que são quantias mais altas e, por isso, contam com um regulamento mais rígido e burocrático para que a sua linha seja liberada.

A taxa de juros pode ser outro fator a se considerar, afinal, alguns bancos cobram em média 3,91% ao mês para empréstimos e, aproximadamente, 1,68% ao mês para financiamentos, variando de banco para banco e de financeira para financeira.

Como conseguir crédito para sua empresa

Já citamos contratempos que podem surgir para o início ou para a ampliação de sua empresa. E mostraremos a seguir considerações a serem analisadas antes da decisão de adentrar em uma linha de crédito.

  1.   Identifique a necessidade de sua empresa – o empreendedor deve ter certeza de que precisa de uma linha de crédito, seja para pagar contas no vermelho, para ampliar seus negócios ou até mesmo para iniciar sua empresa. Tem de haver um ‘porquê’ para que se possa saber o valor que precisa.
  2.     Pesquise – para qualquer tipo de negociação faça uma pesquisa. Naturalmente o empresário vai procurar seu banco para ver as vantagens. Mas há diversas instituições financeiras que facilitam e cobram menos juros para efetuar o financiamento desejado. Analise os itens descritos acima, que são: burocracia, prazos, taxas de juros, entre outros, para saber se está fechando um bom negócio.
  3.     Elabore um plano de negócios – se sua empresa não possui esse documento, está na hora de ter um. Com ele você pode dar garantias de que sua empresa arcará fielmente com o custeio que será gerado deste empréstimo e que fará os pagamentos no prazo.
  4.     Efetue o empréstimo – após concluir os três passos, está na hora de pedir seu empréstimo na instituição selecionada. Separar a documentação e realmente pedir a quantidade que pode pagar, sem excessos.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.