x

Seja Responsável - Faça sua parte!

Uma empresa para garantir sua sobrevivência, tem tem a ver com uma postura responsável, ela precisa trazer benefícios para a sociedade e sustentabilidade para o planeta.

26/02/2012 17:52

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Seja Responsável - Faça sua parte!

A abordagem do tema Responsabilidade Social  tem sido de grande importância para as empresas,  não somente por ser um tema moderno mais  uma abordagem  impactante na estratégia e objetivos da empresa.

Podemos imaginar a  que a  Responsabilidade Social significa  para a empresa  um elenco de contas  que ao final se ajusta  na prestação de contas a  sociedade?  Mas afinal quem  lucra com tudo isso, a empresa ou a sociedade?

Por certo estas são  perguntas não podem ficar sem respostas uma  vez que a  empresa está inserida num contexto social,  e assim sendo não se resume somente em Capital. 

Uma empresa para garantir sua sobrevivência e gerar lucros,  necessita de alguns componentes como:  matéria prima, equipamentos, mão de obra qualificada , consumidores de seus produtos, acionistas, dentre outros.

Isso quer dizer que a empresa precisa  trazer benefícios para a  sociedade  e sustentabilidade para o planeta,   o empreendedor pode tornar-se um diferencial perante a sociedade e o governo,  e esta postura de responsabilidade social aponta para o lucro esperado e a sustentabilidade a longo- prazo.

Quando a sociedade principal interessado,  começa a enxergar as  empresas e preferí-las  é sinal que a empresa esta mostrando comportamentos sustentáveis.

Ao clicar em seu computador todos os dias você enxergamos uma enorme quantidade de empresas socialmente responsáveis, e muitas se  confundem com Filantropia.

Tive oportunidade de participar em projetos sociais de algumas empresas e não  pasmem com os números,   o grupo que realmente se preocupa com a Responsabilidade Social é bem enxuto.

No Brasil   e no Mundo somos ainda escassos  neste tem entendo que  nós administradores, gestores  e empregados  temos muito a aprender.

O empregado  consagrado com  Capital Intelectual das  empresas, quando  por livre e espontânea  vontade  decide que irá participar uma um dos projetos sociais da empresa,  precisará  seguir os seguintes dois passos muito simples:

- Solicitar autorização  prévia de seu superior imediato ( gestor)

- Candidatar-se a  um  projeto que mais se aproxima as suas afinidades (Algumas empresas mais sofisticadas  como as que já atuei divulgam  no site o tipo de atividade e a quantidade de horas necessárias para o projeto.

Quando o funcionário se propõe a ajudar ele já está mostrando uma comportamento  social e sustentável,  só que este comportamento não é visto pela  maioria dos colegas como “ algo do bem”  ele é imediatamente associado a um empregado “ ocioso”   e quando  convidado a participarem da causa,  alegam a falta de tempo, completando que este tipo de atividade  impactaria no fechamento mensal da empresa ou nas atividades rotineiras.

Como fica então a situação do empregado  voluntário,   preocupado com a lucratividade e sustentabilidade! Ele  começa a se preocupar e achar que realmente existe ali algum problema. Será que ele não mais apresenta um indicador elevado de lucratividade

Enxergar a frente de meu tempo sempre foi e sempre será meu objetivo, não me importo se serei a próxima da lista de demissões,  o que realmente me importo é quanto o ser humano será beneficiado com meu comportamento.

É possível  ser  voluntário atuar de frente   em  ações de responsabilidade social  e fazer bem feito! O empresário pode redigir um contrato  e nele expressar as cláusulas a serem observadas como número de horas, dias,  público alcançado, etc. Tudo deve ser feito de forma clara, transparente de forma a  deixar o funcionário a vontade para escolher se ele deseja fazer no horário de expediente ou fora dele.

Cabe ao administrador (gestor) o papel de incentivar e mostrar a seus empregados que ajudar faz bem.

Analise com cuidado o tempo que você toma alguns cafezinhos por dia  ou o tempo  gasto para descer as escadas, esperas entre um elevador e outro,  idas ao fumodromo, compute este tempo e reflita o lado bom do  trabalho voluntário.

- O trabalho voluntário traz  uma melhor  qualidade de vida,  pois os funcionário  trabalham felizes e mostram prazer em fazer parte do time!

- Atuarão em áreas que lhe dão alegria e prazer e mostram  um potencial elevado na execução de novos projetos.

Dentre os  projetos que participei nunca os  encarei como filantropia, mas senti orgulho de ser e fazer parte de uma empresa que se preocupava com o “ ser”  e não com o “ ter” , e isso entendo ser amor e responsabilidade.

Priorize em sua empresa ou gestão a responsabilidade social   além de ser um direito seu,  gera uma obrigação compensadora de compromisso seu com a sociedade, ofereça a ela o  seu melhor.

E a parte boa deste  Balanço é  o equilíbrio de participarmos de  uma sociedade mais justa e fortificada que lucra com boas  atitudes.

Posso lhe garantir que o retorno deste investimento lhe traz um prazer  impossível de ser mensurado.

Diná Mendes da Costa Ghenov

(Empresária  – D´Costa Controles Contábeis)

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.