x

ARTIGO CONTÁBIL

Como se destacar no mercado com recuperação tributária?

Para o especialista, a falta de informação faz com que muitos contadores não explorem esse recurso para se destacar no mercado.

30/05/2022 13:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Recuperação tributária: como se destacar no mercado?

Como se destacar no mercado com recuperação tributária? Foto: Ana Rosa Debastiani Ribeiro/Pixabay

Existem diversos tributos que são pagos pelas empresas que acabam gerando o direito de crédito por eles, podendo ser utilizados para reduzir as despesas tributárias que a empresa possui.

Com isso, pensando em te ajudar nessa questão, hoje trouxemos algumas informações muito importantes que poderão ser a chave do sucesso para você conseguir colocar em prática a recuperação tributária. Confira a seguir e entenda.

Vale a pena fazer recuperação tributária?

Como dissemos acima, existem muitas taxas de tributos que podem ser obtidas através de créditos que são gerados. Chamamos isso de recuperação tributária.

Essa atividade é sempre muito bem-vinda, principalmente em empresas de grande porte onde os gastos são muito altos, e, consequentemente, os valores e taxas dos tributos a serem pagos também.

Se você tem um negócio, uma das prioridades com certeza é economizar, não é mesmo? Através da recuperação tributária isso é possível.

Imagine que, depois de muitos anos pagando por uma determinada taxa tributária, um contador consiga fazer com que esses gastos sejam reduzidos em até 15% através dos créditos da recuperação tributária. 

Mesmo que esse profissional cobre pelo trabalho prestado, ainda assim vale a pena fazer a recuperação tributária e sair no lucro, se destacando no mercado.

Como funciona o serviço de recuperação tributária?

A recuperação tributária requer alguns esforços para que esse valor em crédito seja gerado para as empresas.

Primeiro, é preciso fazer uma solicitação para que o Fisco possa ressarcir essas empresas. Essa solicitação é feita por um profissional de contabilidade.

Esse profissional tem a capacidade de analisar e interpretar todos os pontos, por mais complexos que sejam, para que essa recuperação seja possível.

A recuperação tributária pode ser feita por tributos do ICMS, COFINS e PIS, por exemplo, e para que sejam recuperados, é preciso fazer uma análise prévia com o objetivo de recuperar e também estar atento a todas as oportunidades todos os meses.

Existem alguns pontos que devem ser considerados para que esse serviço seja prestado, como identificar os profissionais que estão em conformidade e também criar uma espécie de cronograma para que a empresa consiga definir quais são as etapas a serem cumpridas para que haja a recuperação tributária.

Esse serviço, que é prestado pelo profissional de contabilidade, não possui um valor elevado para o dono da empresa, e com isso, é um critério a se pensar, visto que só possuem benefícios.

O que acontece com frequência é que os próprios profissionais de contabilidade não conhecem esse tipo de serviço que podem prestar à empresas, fazendo com que percam oportunidades de trabalho.

O profissional dessa área não precisa se limitar apenas a cumprir as exigências contábeis de uma empresa, mas também pode investir no relacionamento com os clientes.

Dessa forma, ele passa a ter um papel de consultor também, gerando valor para o dono da empresa que trabalha e oferecendo ótimas oportunidades de economia, já que o valor da recuperação tributária possui capacidade de diminuir os valores pagos de taxas.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.