x

PREÇO

Menor preço ou melhor qualidade?

Compatibilidade entre preço justo e a qualidade das mercadorias, produtos e serviços.

02/11/2022 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Menor preço ou melhor qualidade?

Menor preço ou melhor qualidade? Foto: Marcos Santos/USP IMagens

Acredito que é muito desagradável, para muitas pessoas, adquirir um produto ou então determinada mercadoria e, ao chegar em casa, sentir vontade de devolver aquilo que comprou.

Eu passei por isso, algumas poucas vezes. Fui “traído” pela ideia de um preço menor. Mas, eu não era conhecedor daquilo que estava adquirindo e me perdoei pelo erro cometido. Foi uma camisa de tecido, em uma loja situada em um shopping bem-conceituado da cidade de Salvador.

Acontece que a estratégia, muitas vezes utilizadas por lojistas, de apresentar preços “imbatíveis” pode estar ocultando um detalhe importante: a qualidade também é “imbatível”?

Foi nessa armadilha que caí. Por não entender nada sobre qualidade de tecido e acabamento de roupa, fiz uma compra que deixou muito a desejar. Vesti aquela camisa apenas uma vez, e aprendi com aquele erro.

Isso nos remete a uma reflexão bem interessante: é melhor vender mercadorias ou então produtos por um preço bem atrativo ou é preferível criar um conceito de qualidade e vender por um preço mais elevado, desde que não seja especulativo?

Fico com a segunda opção. A ideia de preço baixo não significa, necessariamente preço justo. De modo oposto, preço alto também não garante que o que está sendo adquirido tem qualidade.

A conclusão que cheguei é simples: venda mercadorias, produtos e serviços de qualidade. A partir desse conceito, tente praticar preço justo, mesmo que possa parecer mais caro para alguns compradores, como eu, que depois se arrependem e não desejam mais voltar ao estabelecimento que vendeu um bem por valor atrativo, mas com qualidade duvidosa.

Deixo a sugestão para alguns profissionais de contabilidade ou então consultores que orientam seus clientes: qualidade, honestidade e preço justo. Essa é a estratégia quase perfeita!

Essa forma de atuar, com o passar do tempo, pode gerar alta fidelização de clientes mais exigentes e que não gostam de se arrepender de uma compra realizada por impulso.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.