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Como iniciar um escritório de contabilidade do zero e já ser uma referência?

Neste artigo, veja dicas valiosas que irão ajudar contadores a realizar o sonho de empreender e se tornar referência no mercado.

03/11/2022 16:30

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Como iniciar um escritório de contabilidade do zero e já ser uma referência?

Como iniciar um escritório de contabilidade do zero e já ser uma referência? Foto: Anna Shvets/Pexels

Ser um empresário contábil é um dos principais sonhos dos estudantes e dos novos profissionais da contabilidade, principalmente quando são aprovados na prova do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.

A contabilidade é muito importante para as empresas, por meio dela é possível mensurar  todos os dados financeiros como custos, receitas, despesas, margens e lucratividade para uma tomada de decisão mais assertiva que colabore com o crescimento da empresa. 

A grande maioria das empresas é obrigada a ter um responsável contábil por ela, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI)

E com essa grande demanda, o empresário contábil tem grandes oportunidades de trabalho no mercado.  Mas não basta ter mercado, se você não estiver habilitado para exercer essa função. 

Esse profissional contábil precisa estar sempre atualizado sobre normas, legislação, ferramentas e qualificação em todos os setores que englobam a contabilidade. Precisa ter uma visão estratégica de negócios e pensar como um empresário também. É um segmento extremamente desafiador e promissor.

E é justamente por esses motivos que é comum depararmos com a insegurança e dúvida em como abrir um escritório contábil do zero e já buscando ser uma referência no mercado. 

Encante com seu atendimento e fidelize seus clientes

O atendimento é uma importante estratégia para começar uma empresa, reter clientes e transformá-los em fãs. 

Hoje, as grandes empresas investem pesado na experiência do cliente, também chamado de Customer Experience e Customer Success, que vai muito além do atendimento no ato da compra, ela engloba todos os pontos de comunicação entre empresa-cliente antes, durante e depois da conversão da venda.

É necessário criar um processo para definir todos os passos da jornada do cliente, desde a entrada, com um onbording, apresentando sua empresa e alinhando todas as expectativas na prestação de serviço, métodos e ferramentas que serão utilizados na jornada. 

É importante surpreender o consumidor. Ofereça um atendimento de excelência. Outro ponto essencial é: seja transparente e nunca esqueça da empatia. Seu cliente sempre vai querer uma solução dada por você que resolva o problema dele, então, que seja você a trazer essa solução e que transforme a vida dele e da empresa. É necessário a aplicação de métricas para acompanhamento e aprimoramento.

Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual, já dizia Philip Kotler. Essa frase só vem reforçar a importância de dar atenção ao atendimento ao cliente, e é isso que você irá aprender.

Construa uma cultura organizacional forte

As organizações têm um papel fundamental no processo de transformação da sociedade. Ela tem poder de propiciar desenvolvimento, prosperidade, sentido de pertencimento e evolução, tanto no plano pessoal quanto no social. 

Existem desafios presentes na alta liderança e, por isso, iremos trabalhar os temas cultura organizacional, desenvolvimento humano e suas ferramentas necessárias para que líderes estejam aptos a navegarem e progredirem em um mundo em transformação.

Dois fatores são chave para a transformação cultural, que passa pelo alinhamento da Liderança e na construção de comportamentos que sustentam a Cultura. O primeiro é o alinhamento de Valores pessoais e organizacionais, para uma combinação que conecte as pessoas à organização; o segundo é o alinhamento com o Propósito, tanto pessoal como organizacional, para que o impacto social reflita na construção de um mundo mais justo, equilibrado e próspero para todos.

Use a tecnologia como aliada para alta performance do seu negócio contábil

Ter processos definidos, mapeados e organizados irão transformar seu negócio contábil e te ajudar a conquistar as melhores oportunidades.

A tecnologia oferece para seu negócio contábil diversos benefícios, como a  eficiência na execução dos processos, agilidade, aumento de performance e mais lucratividade. 

Não adianta só falar em tecnologia, ela é um dos três pilares: Processos, Pessoas e Tecnologia que vai ajudar a elevar seu negócio a outro patamar.

Tudo começa com as pessoas, seu time precisa estar alinhado com a cultura da empresa e em sintonia em todas as partes. Eles que vão realizar e controlar todas as atividades, manuais e automatizadas.

Os processos são os procedimentos que determinam a forma que a empresa irá agir em cada momento. É extremamente importante mapear os processos da sua empresa, podendo começar pelos macroprocessos, como o paralegal, departamento financeiro, vendas e posteriormente os microprocessos, como onbording do cliente, onbording de novo funcionário, contas a pagar, contas a receber e outros.

Os processos devem ser claros, contínuos, objetivos e eficientes. Dessa forma, qualquer pessoa pode realizá-los.

A combinação de pessoas, processos e tecnologia é o pilar para uma gestão eficiente.

Impulsione seu crescimento através da excelência em vendas

Toda empresa precisa saber vender seu produto ou serviço para aumentar suas receitas, não seria diferente para a empresa contábil, o escritório de contabilidade vende serviços contábeis. 

O grande segredo nas vendas é você entender as expectativas do cliente e suas necessidades e ter um produto específico que resolva o seu problema. 

Com isso, a solução precisa atender os requisitos básicos (expectativa e necessidade) para ser considerada efetiva.

Uma vez feito o diagnóstico, prepare a proposta comercial e é muito importante a forma que será apresentada ao potencial cliente. 

Utilize uma linguagem clara e objetiva, personalize sua proposta, tenha cuidado para não criar expectativas e não entregar, todos esses fatos são essenciais para garantir a efetividade.

Domine seus números para potencializar seus lucros

Casa de ferreiro, espeto de pau! Você tem clareza dos números do seu escritório contábil? Conhece e acompanha os seus principais indicadores financeiros? Planeja seu crescimento ou está trabalhando apenas para pagar boletos? Você já sabe, o que não se mede não se gerencia. 

A falta de conhecimento dos números impede o crescimento de qualquer empresa. É fundamental e urgente que você organize essa área vital do escritório. Como cobrar essa gestão do meu cliente se o meu próprio escritório não tem? 

É importante conhecer alguns indicadores financeiros, de desempenho, avaliação dos clientes para uma boa gestão a curto, médio e longo prazo. 

Para uma boa visão estratégica do negócio contábil, segue os passos a seguir:

Passo 1: defina fontes de receitas operacionais (serviço) e não operacionais ( rentabilidade de aplicação e juros) ;

Passo 2 : identifique seus gastos, classifique seus custos, despesas e investimentos.

Passo 3: análise e apure seus resultados. 

Conhecer seus números é um papel obrigatório se você quer planejar o crescimento do seu negócio contábil, e vai te dar respaldo para as tomadas de decisões mais efetivas.

Estamos diante de  mudanças sociais e incertezas. A todo momento somos desafiados (as) a nos reinventar, a pensar diferente,  encontrar novas estratégias e driblar os becos e situações que aparecem. 

Seja na vida pessoal, seja nos negócios, todos nós precisamos da energia empreendedora para transformar nossos esforços em prosperidade e nos sentirmos mais livres no caminho que escolhemos trilhar. 

Quantas vezes estamos mergulhadas fazendo nossas ideias darem certo, limitamos nossa visão focando tão somente no resultado e nos esquecemos de que ele é sempre consequência de um processo profundo de integração, alinhamento e realinhamento que deve acontecer continuamente, primeiro em nós e depois, com nosso time e todos os parceiros envolvidos com nossos negócios.

A paixão e a convicção são forças que servem de combustível para o empresário se superar diariamente.

Por: Ana Carolina Ferreira, contadora, professora em MBA, empresária contábil há 14 anos na Ferconti Contabilidade e Consultoria, atuando em empresas de pequeno, médio e grande porte.

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