x

Artigo

Aprenda a se tornar 'O Escolhido' nos negócios com o filme Matrix

Matrix, obra prima das irmãs Wachowski, além de ter sido um marco cinematográfico que revolucionou os efeitos visuais e a maneira de se fazer filmes, também trouxe várias lições que podemos aplicar para o mundo dos negócios.

10/11/2022 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aprenda a se tornar 'O Escolhido' nos negócios com o filme Matrix

Aprenda a se tornar 'O Escolhido' nos negócios com o filme Matrix Foto: Pexels/Markus Spiske

O lançamento de Matrix, em 1999, foi uma revolução para o mercado cinematográfico. A obra das irmãs Wachowski conseguiu unir inovadoras técnicas de efeitos visuais com um enredo cativante que misturava filosofia clássica (como a famosa alegoria da caverna de Platão) com ficção científica da maior qualidade.

Até hoje, mais de duas décadas após a sua estreia nos cinemas, Matrix ainda possui um impacto muito grande na cultura pop. Isso tanto é verdade que, recentemente, a Warner lançou uma nova sequência para o filme, intitulada Matrix Ressurections.

Apesar de não ter sido um sucesso tão grande quanto os seus antecessores, tendo uma recepção muito dividida entre crítica e público, o longa serviu para reacender aquela paixão adormecida no coração dos fãs da franquia.

Embora muitas pessoas, ao pensar em Matrix, se lembrem das cenas de ação e efeitos visuais marcantes, particularmente acredito que as maiores qualidades da obra estão no seu enredo e nos ensinamentos que podemos aprender com os seus questionamentos filosóficos. Assim, destacarei a seguir algumas lições sobre a nossa vida profissional que podemos identificar nos filmes da saga.


Pílula azul ou pílula vermelha?

Ainda no primeiro ato do filme, Neo, o protagonista de Matrix, enfrenta uma escolha que mudaria a sua vida. Se optasse por tomar a pílula azul, continuaria na sua zona de conforto e permaneceria com a sua rotina pacata. Ao optar pela pílula vermelha, entretanto, Neo embarca na sua jornada para se tornar “o escolhido” e salvar a humanidade da opressão das máquinas.

No dia-a-dia lidamos constantemente com decisões importantes. Decisões sobre as quais, muitas vezes, não temos certeza. Ainda assim, precisamos correr riscos se quisermos crescer em nossas vidas profissionais. As empresas tendem a promover os colaboradores que demonstram iniciativa e senso e liderança, coisas que não combinam com o previsível mundo da “pílula azul”.

Aprender é um grande super poder

Ao se preparar para a guerra contra as máquinas, Neo passa por um processo de absorção de conhecimento, onde aprende vários conhecimentos necessários para enfrentar os seus inimigos (artes marciais, combate corporal, utilização de armas e veículos de grande porte, dentre outros).

No filme, tudo acontece instantaneamente, fazendo “upload” das informações para o cérebro do protagonista. É uma das vantagens de se viver na Matrix.

No mundo real, infelizmente, você não pode aprender grandes de quantidades de informações instantaneamente através de um “cabo USB”. No entanto, pode se dedicar para estudar e se qualificar cada vez mais. Sem dúvida, será fundamental na sua vida profissional.

Para alcançar o sucesso, você precisa acreditar em si mesmo

Uma das maiores lições de Matrix é que você só consegue realizar alguma coisa se acreditar em seu potencial. Ao ser resgatado por Morpheus e sua equipe, Neo não acredita ser realmente “o escolhido”, fracassando em vários testes. Foi apenas quando começou a acreditar em si mesmo que ele alcançou o seu verdadeiro potencial.

Muitas vezes, nós também não acreditamos que podemos alcançar o sucesso e isso acaba nos arrastando para baixo. O primeiro passo para se tornar alguém melhor é acreditar que se é capaz.

Acredite em si mesmo, invista no seu futuro e se dedique para ser um profissional melhor a cada dia.

Todo mundo cai na primeira tentativa

No filme, Neo passa por um teste em uma simulação da Matrix, no qual deve saltar de um prédio para outro. Entretanto, Neo, que ainda não tinha a confiança necessária, falha e não consegue pular longe o suficiente, caindo no abismo.

Ao ver o fracasso do “escolhido”, a equipe de Morpheus, que observava tudo pelos monitores fora da Matrix, diz que nunca ninguém havia conseguido passar naquele teste na primeira tentativa.

Às vezes, nos cobramos demais e atribuímos um valor muito grande às nossas derrotas. Precisamos aprender que errar é humano. Por melhor que você seja, todo mundo pode cair na primeira vez, o importante é saber se levantar, assim como Neo fez.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.