x

CONTABILIDADE

O Julgamento contábil e a integridade

A importância do julgamento contábil no resultado das organizações passa pela integridade do profissional de contabilidade.

09/01/2023 17:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O Julgamento contábil e a integridade

O Julgamento contábil e a integridade Foto: Mikhail Nilov/Pexels

Chegamos ao final do ano de 2022, levantamos o resultado econômico da organização pela qual estamos ligados e o que notamos é um cenário influenciado pela economia atual brasileira, porém junto com ela a responsabilidade do contador pelo julgamento contábil que leva a classificação dos fatos. Este julgamento por sua vez se torna indispensável quando atentamos pelo resultado que ele se torna. 

A aplicação de indicadores econômicos, a confecção das demonstrações financeiras é o resultado dos fatores tangíveis que se realizou através de fatos durante o ano na empresa.

Porém um fator intangível que fica como segundo plano para os analistas e clientes internos e externos que recebem este resultado é o julgamento contábil, que se materializa com a análise técnica do contador responsável pelo fechamento econômico da organização.

Este fator intangível chamado julgamento contábil possui grande impacto no resultado pois se emitido de forma equivocada, a empresa pode vir a apresentar indicadores e demonstrações financeiras distorcidas.

O que fazer para que o Julgamento seja o mais próximo da realidade dos fatos ocorridos nas empresas?

O contador deve assumir uma postura investigativa, para que consiga cercar todas as informações que irão servir de base no seu julgamento contábil.

Podemos destacar algumas atitudes a serem considerados em suas atividades diárias que farão diferença na hora de realizar o julgamento contábil e tomar a decisão, como: 

1.  Sair da zona de conforto técnica
2.  Posicionar-se de forma etica em reuniões juntamente com o corpo técnico operacional até a alta diretoria trazendo uma integração com as diversas áreas da empresa.
3. Participar pontualmente de reuniões estratégicas que tratem de assuntos relacionados as vendas, pois a receita deve ser um fator a ser monitorado sempre.
4. Valorizar o controle interno na execução da técnica diária, pois é uma forma de enxergar os fatos tangíveis e discernir o rumo que a empresa está tomando.
5.   Monitorar as contas contábeis por meio de analise econômicas e financeiras.

O resultado econômico reflete a integridade da profissão contábil, pois os fatores intangíveis do julgamento contábil que levam ao resultado contábil tangível são realizados através de acompanhamento, monitoramento e checagem.

A empresa terá vantagem competitiva possuindo um profissional capaz de influenciar a tomada de decisão de sócios e acionistas trazendo informações chaves e complementares.

Um profissional preparado e com a visão ajustada da profissão é o resultado acredite!

Por: Alessandra de Deus – Contadora| Analista| Consultora em projetos de Controladoria

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.