x

AUDITORIA

Já fui auditor um dia

As auditorias preventivas podem resultar em muitos benefícios, tentando evitar a ocorrência de fatos indesejáveis.

20/01/2023 16:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Já fui auditor um dia

Já fui auditor um dia Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Há mais de três décadas, fui designado para atuar como auditor interno em uma empresa que possuía filiais em várias cidades do interior da Bahia.

Um dos maiores desafios que tive que enfrentar foi avaliar o estado físico de máquinas pesadas (tratores), que compunham o Imobilizado daquela empresa.

Em uma das visitas a uma cidade, fui informado pelo chefe de escritório que controlava os tratores que vários deles estavam em serviço no campo. A empresa construía barragens, aguadas e outras obras do gênero.

Para chegar até o local onde ficavam algumas máquinas, eu teria que percorrer caminhos perigosos cheios de lama e mato. Impossível para mim, embora tivesse um carro a minha disposição para deslocamento. A possibilidade de o veículo atolar era grande.

Retornei para a matriz da empresa e fiz um relatório detalhado sobre a situação e a impossibilidade de verificar todas as máquinas no prazo estabelecido, face as dificuldades de acesso.

Felizmente, fui transferido para outra área e deixei a auditoria interna daquela empresa.

Esse relato é para quem não sabe o quanto é difícil trabalhar em situações adversas, por mais boa vontade e bons propósitos que a pessoa possa ter.

Alguns anos depois, já em outra empresa, tomei conhecimento de que muitas máquinas (tratores) nunca foram localizadas por outros auditores designados para tal finalidade.

Resumo: não é possível descobrir quando alguém está omitindo informações ou então criando obstáculos para que profissionais bem intencionados possam executar seus trabalhos.

Fica o exemplo. Imagine uma empresa de varejo que possua filiais em vários estados e cidades do país? Como fazer a contagem física, com certo grau de confiabilidade, dos estoques dessa empresa? E as ações trabalhistas, contas a pagar, contas a receber de milhões de clientes, bens do Ativo Imobilizado e muitos outros componentes do patrimônio de uma empresa de grande porte com filiais em todo país?

Assim, a boa gestão e a utilização de sistemas de controles internos íntegros, robustos e confiáveis poderiam ajudar muito na avaliação patrimonial dessas empresas. Isso não exclui a necessidade de auditorias internas e externas, principalmente em caráter preventivo.

Fora dessa perspectiva, não é justo acreditar que auditorias fazem milagres.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.