x

ARTIGO CONTÁBIL

O que diversidade tem a ver com contabilidade?

Neste artigo, a especialista responde a essa dúvida que é frequente no mundo contábil.

31/01/2023 13:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Diversidade e contabilidade: o que tem a ver?

O que diversidade tem a ver com contabilidade? Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels

O que diversidade tem a ver com contabilidade? A resposta é: tudo! Engana-se quem pensa que contabilidade é só sobre escrituração contábil, débito e crédito, imposto a pagar, imposto a recolher e obrigações acessórias. Essa é uma visão limitada, convencional e tecnicista. 

Contabilidade é sobre informação de qualidade, gerada e transmitida de pessoas para pessoas, afinal, quem está por trás da tela do computador, tablet ou celular? São pessoas diversas, diferentes, únicas. Pessoas que possuem características diversas e que devem ser respeitadas!

Vale lembrar que, segundo o Diretor de Diversidade e Comunicação, Ricardo Mota, a diversidade é o conjunto de diferenças (visíveis e invisíveis) e semelhanças que definem as pessoas e as tornam únicas, conforme sua personalidade, seu gênero, etnia, orientação afetivo-sexual, idade, religião, nacionalidade ou sua condição física, mental, intelectual ou sensorial. Não há um ser humano igual ao outro. Somos diferentes, seres únicos, originais, mas iguais em direitos e dignidade. 

Mas por que falar de diversidade na contabilidade? Porque do passado ao presente na área contábil, o que é reproduzido em muitos ambientes contábeis é um “padrão” de “pessoa ideal” para ocupar cargos de liderança, como exemplo, na gerência de escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade, na coordenação e na docência em cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis. Esse padrão em muitos ambientes contábeis se refere ao contador, professor, homem branco cisgênero e sem deficiência. 

E diante do cenário, convido-lhes a entenderem e reconhecerem quais são os seus privilégios na sociedade brasileira, tanto dentro, quanto fora da contabilidade, para assim, poderem agir sempre com empatia, unindo forças para lutar contra os preconceitos, discriminações, ainda presentes na área contábil, seja nas organizações contábeis e nos cursos de Ciências Contábeis, da graduação ao doutorado.  

Finalizo apresentando perguntas para reflexão: quantos docentes trans (Mulheres trans, Homens trans, Travestis e Não-Binárias), negros/as/es, com deficiência você teve no curso de Ciências Contábeis? Quantas pessoas com essas características trabalham com você? Quantas pessoas com essas características pesquisam com você, participando dos seus estudos não só como respondentes, mas como coautores/as dos seus trabalhos? 

Portanto, diversidade tem tudo a ver com contabilidade. É abrir as portas das organizações contábeis e instituições para que a diversidade possa entrar e permanecer. Que possamos nos somar, em prol de uma contabilidade humanizada, inovadora e inclusiva. 

Abraço.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.