x

Empreendedorismo sucesso e cautela

Sempre que começamos uma nova atividade, independente do ramo de negócios, no inicio é um grande entusiasmo.

19/07/2012 14:46

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empreendedorismo sucesso e cautela

Sempre que começamos uma nova atividade, independente do ramo de negócios, no inicio é um grande entusiasmo, pronto para enfrentarmos os mais diversos desafios, sempre cheias de energia, porem, decorrido certo período, tudo volta ao que era antes, em função da falta de percepção para encarar que em determinadas situações que o pior caminho, passa a ser o melhor, certo que devemos ser sempre positivos esse critério de escolha passa a ter uma relevância enorme.  

A motivação é imprescindível a principal força motriz da engrenagem, sem  liderança os colaboradores podem em momentos de crise acreditar que nada vai acontecer, aumentando as chances de realmente nada acontecer, que vai piorar muito a situação. Numa empresa os problemas não estão somente nas pessoas e, sim, muito mais, no sistema em que se encontram. O sistema determina o comportamento. A convivência que alimenta disputas de egos e que gera grande quantidade de emoções reprimidas acaba desmotivando a equipe, levando qualquer indivíduo saudável que nele se insira a adoecer.

Considerando as organizações como entidades à parte, separadas de nós, inclusive alguns teóricos acreditam que possam até ter características de organismos vivos de tão complexas que estão se tornando, elas certamente estarão doentes, vendo o fluxo de caixa entrar no vermelho, os colaboradores também, pois somos parte delas. Porém, somos agentes capazes de processar essas tensões que surgem e adoecem as organizações e colocá-las num processo evolutivos contínuo, fazendo uso das ferramentas de marketing, direcionando ações em que as relações se tornem mais saudáveis e as pessoas possam alavancar o seu desenvolvimento individual.

As empresas precisão de líderes e de colaboradores dispostos a tratar a organização com cuidado, respeito e determinação. Esse é o papel que as empresas exercem perante a sociedade, o local de trabalho não deve provocar sofrimento e sim, proporcionar condições para que possamos expressar nossa essência, nossos talentos mais fundamentais, nossa realização plena,  este é um desafio de longo prazo para todo empreendedor consciente.

Alem das preocupações funcionais, vem o maior desafio, que é se estabelecer em sua área de atuação, todo inicio é difícil, uma luta árdua e dedicada, que compromete capital e trabalho, o uso de técnicas administrativas, no decorrer das atividades é imprescindível para o sucesso. Porem se no transcorrer das atividades a empresa prover baixa lucratividade e as condições de reversão se tornem distantes, na pior das hipóteses, deve-se tomar uma atitude séria, determinada por uma lógica simples, sacrificar todo o capital inicial, gastando o que não tem, ou fechar a empresa, partindo do principio que; tão rápido quanto se abri um negócio, mais rápido deve ser fechado.  Não é inteligente insistir no erro.

José Dias - www.josediascontabilidade.com

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.